De que forma esses fatores contribuiram para o pioneirismo inglês? A- Acúmulo de capitais: B-Modernização da agricultura: C-Mão de obra farta e barata: D-Abundância de carvão mineral e ferro: E-O puritanismo: F-A Revolução Gloriosa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O pioneirismo industrial inglês foi impulsionado pelos seguintes contribuintes:
A - Acúmulo de capitais: Por ser uma das coroas com maior quantidade de capitais acumulados à época, a Inglaterra dispunha de grande recurso para investir em maquinários e instalações fabris.
B - Modernização da agricultura: A Inglaterra detinha uma considerável tecnologia agrícola quando comparada às outras coroas naquele período, o que lhe permitiu uma produção nos campos feita por máquinas. Com isso, uma grande massa da população deixou o campo e foi para as cidades em busca de empregos nas indústrias, o que é caracterizado como êxodo rural.
C - Mão de obra farta e barata: Devido ao êxodo rural (explicado no tópico anterior), havia uma grande concentração de pessoas nas cidades que necessitavam de um emprego para poder se sustentar. Aliado a isso, tal contingente de pessoas eram oriundas do campo, ou seja, muitas delas não tinham nenhuma especialização (sem mencionar a expressiva parcela de analfabetos). Assim, vendiam sua força de trabalho de forma extremamente barata.
D - Abundância de carvão mineral e ferro: Esses eram recursos primordiais para o funcionamento de fábricas e indústrias. A Inglaterra possuía grande quantidades dessas matérias primas, o que contribuiu para uma produção fabril exponencial.
E - O puritanismo: Era uma religião que tinha sua origem no Calvinismo que, ao contrário da Igreja Católica, justificava o lucro como uma benção divina. Portanto, havia muitos burgueses donos dos meios de produção adeptos ao puritanismo.
F - A Revolução Gloriosa: Tal revolução foi a responsável pelo fim da Monarquia Absolutista na Inglaterra. Como resultado disso, a classe burguesa e os grandes donos das fábricas obtiveram mais subsídios e liberdade de atuarem no comércio capitalista, uma vez que a economia deixou de ser estritamente controlada pelo Estado.
Espero ter ajudado.