de que forma as práticas esportivas colaboram para a valorização da diversidade e o respeito às diferenças
Soluções para a tarefa
Resposta:
A miscigenação étnica predominante no Brasil, aliada à cultura do país de fazer piada com outras pessoas, nacionalidades e gêneros, vêm trazendo situações que se tornaram motivo de atenção e preocupação de todos — e não apenas de governantes e legisladores.
Crianças e adolescentes percebem essa diversidade mais claramente na escola, onde armadilhas surgem diariamente.
E a forma como vão tratar esse assunto será fator determinante na formação do caráter e do perfil pessoal.
Pais, educadores e sociedade, juntos, precisam orientar e ensinar seus filhos e alunos sobre o respeito à diversidade no ambiente escolar, por meio da convivência em harmonia com diferenças de gênero, raça, religião ou comportamento.
Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos abordar alguns comportamentos recorrentes em nossa sociedade, que têm causado muito sofrimento, tanto à vítima quanto a quem os pratica. Continue a leitura!
Preconceito
Intolerância manifestada em virtude de uma generalização apressada ou imposta pelo meio.
O preconceito leva as pessoas a fazerem juízo de valor sem conhecer ou dar oportunidade de relacionamento, privando-as de usufruir de um grande benefício: aprender e compartilhar ideias com pessoas diferentes.
O respeito à diversidade no ambiente escolar facilita o trabalho em grupo, evita sofrimento e constrangimento, melhorando o ambiente.
Além disso, facilita o trabalho dos educadores e pais, abrindo portas para um aprendizado maior e melhor, derrubando barreiras desnecessárias.
Eliminar o preconceito na escola trará benefícios para toda a vida.
Um aluno que evita o preconceito interage mais facilmente, criando um círculo de relacionamentos diverso e rico, trilhando um caminho livre de barreiras.
Dessa forma, essa criança terá mais tempo para se concentrar no que é importante, benéfico e construtivo.
Explicação: