De que forma a visão metafísica muda de acordo Com suas fases? Quais são as fases ?
Soluções para a tarefa
O termo metafísica designava originalmente o estudo da essência das coisas, daquilo que elas são além das aparências, isto é, além da física. Aristóteles, chamou de metafísica, a “filosofia primeira” e a partir dela construiu todo o seu sistema filosófico, enquanto busca da questão sobre o ser.
A metafísica divide-se historicamente em três períodos principais:
1) De Platão e Aristóteles (século IV e III a.C.) até David Hume (século XVIII). Nesta fase, busca-se a investigação da realidade em si, como conhecimento sistemático e interligado, priorizando a distinção entre a aparência e a realidade, até Hume, ao postular que os conceitos metafísicos não correspondem a uma realidade existente em si mesma, sendo apenas ideias e conceitos.
2) De Kant (século XVIII) até Husserl (século XX). Kant volta a considerar a metafísica como objeto de conhecimento, postulando que os objetos da metafísica, como Deus e a alma, pertencem ao terreno da moral ou razão prática e só nela podem encontrar justificação.
3) A partir de Husserl (século XX) , a metafísica contemporânea, passa a investigar os aspectos da existência do ente, o sentido e as diversas maneiras que estes entes se apresentam a nossa consciência.
Assim, no pensamento moderno, chamamos de metafísica a toda filosofia especulativa que se ocupe de princípios não-perceptíveis diretamente de modo empírico, como "alma", "essência" ou "absoluto", ou que elabore concepções do mundo não suscetíveis de demonstração científica.
Na oposição clássica entre idealismo e materialismo, as escolas contemporâneas de tradição empirista tenderam a negar a validade da metafísica como ciência,
Já as correntes como o irracionalismo, o existencialismo e o intuicionismo, embora discordem dos critérios dogmáticos da metafísica tradicional, admitem o caráter de certo modo metafísico de todo empreendimento filosófico.
Bons estudos!