de que forma a guerra da cisplatina contribuiu para o aumento da impopularidade de Dom Pedro |?
Soluções para a tarefa
Varios motivos podem ser citados, mas o mais importante foi a perda de prestigio do monarca para com o povo, pois ele tinha um ego grande e achava que era o salvador do Brasil, quando o povo passou a repudiá-lo ele não teve apoio de nenhum dos partidos, sentindo-se isolado preferiu a renuncia. Os fatores do fim de seu prestigio foram:
1) A queda do antigo regime: D. Pedro I se inspirava no absolutismo francês para manter seu governo e a queda do mesmo pela segunda vez, agora sem mais volta foi um golpe duro para ele e bom para seus inimigos.
2) A Guerra Cisplatina, a pequena provincia não só derrotou o erxecito Brasileito como trouxe incontáveis baixas para o pais, que teve que pedir mais emprestimos;
3) a questão sucessória do trono português que com a morte do seu pai D. João VI e a obrigação que ele tinha de assumir o trono, ele hesitou bastante o que irritou o partido brasileiro, mas como os aristocratas brasileiros não aceitariam tal fato ele abdicou do trono luso em favor de sua filha Maria da Glória, sendo que seu irmão D. Miguel se casaria com ela, seria o regente até ela completar 18 anos, só que seu irmão não só não aceitou suas decisões como ursupou o trono fazendo D. Pedro I gastar dinheiro brasileiro para colocar a filha no trono e assim aumentar a divida exterma crescente.
4) a morte de Libero Badajó, um jornalista que o criticava abertamente, ele foi visitar MG, mas o povo se recusou a sair de casa e quem se apresentou estava de preto, de luto pelo jornalista, o partido português decidiu organizar uma festa para o monarca que foi frustrada pelo partido brasileiro e que resultou na Noite das Garrafadas em que os lusos atacaram o povo com garrafas dos altos dos prédios. D. Pedro I ficou tão acuado que convocou um ministerio só do partido brasileiro com a condição de que eles tirassem o povo da rua. Os soldados que deveriam reprimir a confusão se juntaram ao movimento anti-D. Pedro I, o monarca demitiu o ministerio e fez um novo só com membros do partido português, essa foi a gota d’água para o partido brasileiro: ou D. Pedro I renunciava ou morria. Ele assinou a sua renuncia dois dias depois deixando o cargo vago. Quando voltou para a Europa ficou conhecido lá como Liberal, o oposto do que era aqui.