De que forma a Cartografia ou Geotecnologia podem auxiliar na prevenção das atividades vulcânicas, assim como nos danos causados por elas?
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
A geotecnologia reúne tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de informação com referência geográfica. Já a cartografia permite representar graficamente a superfície terrestre.
Quando aliadas, essas técnicas permitem a análise, exploração, o estudo (considerando diferentes escalas e a informação espacial (localização geográfica) da paisagem (topografia, hidrografia, geologia e geomorfologia) e variáveis ambientais (temperatura, pluviosidade e radiação solar), auxiliando dessa forma a prevenção de desastres naturais como as enchentes, terremotos e erupções vulcânicas.
Uma previsão significativa requer um monitoramento cuidadoso dos sinais vitais do vulcão. Sismógrafos podem ser utilizados para identificar os terremotos que marcam a ascensão do magma e seu movimento ao longo de fissuras. As medições de inclinação da montanha como um todo fornecem informações adicionais sobre o “respiro” do vulcão, à medida que o magma se move em seu interior. Instrumentos que detectam SO², CO² e outros gases também podem sinalizar mudanças dentro do vulcão. E essas detecções só são possíveis devido as tecnologias e técnicas empregadas na geotecnologia e cartografia.