ENEM, perguntado por TatahBrant891, 11 meses atrás

De qualquer forma, finalmente, parece que podemos provar o contrário da tese de Virilio de que a desterritorialização seria a grande questão nessa passagem de século. Mais do que isto: o que está dominando é a complexidade de reterritorializações, numa multiplicidade de territorialidades nunca antes vista. [...] Na verdade, seria mais correto afirmar que o grande dilema deste novo século será o da desigualdade entre as múltiplas velocidades, ritmos e níveis de des-re-territorialização, especialmente aquela entre a minoria que tem pleno acesso e usufrui dos territórios-rede capitalistas globais que asseguram sua multiterritorialidade, e a massa ou os “aglomerados” crescentes de pessoas que vivem na mais precária territorialização ou, em outras palavras, mais incisivas, na mais violenta exclusão e/ou reclusão socioespacial.HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “Fim dos Territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.Para Rogério Haesbaert, são características contemporâneas do mundo globalizado a(o)a)tendência para a homogeneização das velocidades dos processos espaciais, ao mesmo tempo em que são mantidas as diferenças entre as classes sociais. b)triunfo da desterritorialização sobre a reterritorialização, mostrando que a globalização contribui para a eliminação da categoria território.c)aceleração da velocidade dos processos socioespaciais associada à inclusão gradativa dos tradicionalmente excluídos.d)consolidação da compressão tempo-espaço exclusivamente a partir da evolução dos transportes, fazendo com que o mundo pareça menor para todos.e)existência de novas e múltiplas territorializações ocorridas em redes de diferentes ritmos em um sistema complexo em que a exclusão social permanece.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
0

a)tendência para a homogeneização das velocidades dos processos espaciais, ao mesmo tempo em que são mantidas as diferenças entre as classes sociais.

Falso. De acordo com o autor, o que ocorre em nossos dias é uma diferenciação na velocidade dos processos.


b)triunfo da desterritorialização sobre a reterritorialização, mostrando que a globalização contribui para a eliminação da categoria território.

Falso. De acordo com o autor, ocorre um processo de reterritorialização em velocidades distintas das mantidas pelos processos ocorridos anteriormente.


c)aceleração da velocidade dos processos socioespaciais associada à inclusão gradativa dos tradicionalmente excluídos.

Falso. Apesar das transformações, a exclusão social se mantém, agora operando em diferentes níveis e velocidades.


d)consolidação da compressão tempo-espaço exclusivamente a partir da evolução dos transportes, fazendo com que o mundo pareça menor para todos.

Falso. A diferença na escala de velocidades para cada indivíduo ou grupo, acaba fazendo parecer, para alguns, um mundo menor, para outro, um mundo maior.


e)existência de novas e múltiplas territorializações ocorridas em redes de diferentes ritmos em um sistema complexo em que a exclusão social permanece.

Correto. A exclusão social se mantém, mas agora é perpassada por fluxos de reterritorialização conduzidos em diferentes escalas de velocidade.

Perguntas interessantes