Filosofia, perguntado por Rafa0069, 1 ano atrás

De onde vem o mundo? De onde vem o universo? Tudo o que existe tem que ter um começo. Portanto, em algum momento, o universo também tinha de ter surgido a partir de uma outra coisa. Mas, se o universo de repente tivesse surgido de alguma outra coisa, então essa outra coisa também devia ter surgido de alguma outra coisa algum dia. Sofia entendeu que só tinha transferido o problema de lugar. Afinal de contas, algum dia, alguma coisa tinha de ter surgido do nada. Existe uma substância básica a partir da qual tudo é feito? A grande questão para os primeiros filósofos não era saber como tudo surgiu do nada. O que os instigava era saber como a água podia se transformar em peixes vivos, ou como a terra sem vida podia se transformar em árvores frondosas ou flores multicoloridas. (Adaptado de: GAARDER, J. O Mundo de Sofia. Trad. de João Azenha Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.43-44. 2). Com base no texto e nos conhecimentos sobre o surgimento da filosofia, assinale a alternativa correta.

A) Os pensadores pré-socráticos explicavam os fenômenos e as transformações da natureza e porque a vida é como é, tendo como limitador e princípio de verdade irrefutável as histórias contadas acerca do mundo dos deuses.

B) Os primeiros filósofos da natureza tinham a convicção de que havia alguma substância básica, uma causa oculta, que estava por trás de todas as transformações na natureza e, a partir da observação, buscavam descobrir leis naturais que fossem eternas.

C) Os teóricos da natureza que desenvolveram seus sistemas de pensamento por volta do século VI a.C. partiram da ideia unânime de que a água era o princípio original do mundo por sua enorme capacidade de transformação.

D) A filosofia da natureza nascente adotou a imagem homérica do mundo e reforçou o antropomorfismo do mundo dos deuses em detrimento de uma explicação natural e regular acerca dos primeiros princípios que originam todas as coisas.

e) Para os pensadores jônicos da natureza, Tales, Anaxímenes e Heráclito, há um princípio originário único denominado o ilimitado, que é a reprodução da aparência sensível que os olhos humanos podem observar no nascimento e na degeneração das coisas.

Soluções para a tarefa

Respondido por iasmin478397457
228

Resposta:

certa=B) Os primeiros filósofos da natureza tinham a convicção de que havia alguma substância básica, uma causa oculta, que estava por trás de todas as transformações na natureza e, a partir da observação, buscavam descobrir leis naturais que fossem eternas.

Explicação:


valete26: valeu
Respondido por AnthonioJorge
111

Os primeiros filósofos da natureza tinham a convicção de que havia alguma substancia básica. A alternativa B é a correta, portanto.

Os primeiros filósofos vieram de Mileto: Tales, Anaximandro e Anaxímenes. A principal preocupação destes filósofos era a investigação racional - não mitológica - da natureza e de suas transformações em busca de um princípio originário.  

Os filósofos de Mileto buscavam uma explicação racional para a existência do mundo com base em um único princípio.

Os pré-socráticos, observando a Physis (a natureza e suas transformações), buscavam, por meio do Logos (a tentativa racional de apreensão e expressão, distinta da crença e do rito mítico) estabelecer um princípio originário para o mundo (Arché).  

  • Para Tales, por exemplo, era a água
  • Para Anaximandro, era o que ele chamava de Apeiron (indeterminado, ilimitado e infinito)
  • Para Anaxímenes, era o ar.  

Legado: A partir de Tales, outros filósofos de Mileto (Anaximandro e Anaxímenes) buscariam expressar outros tipos de Arché. Estes filósofos abriram caminho para o que viria a se chamar nos manuais atuais de filosofia pré-socrática, que teria em Heráclito e Parmênides seus principais nomes.  

O pré-socratismo se caracteriza pela busca racional de uma cosmogonia (nascimento do cosmos, do mundo) e assim é etiquetado por reunir uma grande quantidade de pensadores bem distintos, mas unidos nesta busca.

Vale notar, ainda, que o próprio nome "pré-socrático" expõe a importância do maior filósofo de todos os tempos que investigaria não só os pontos de seus antecessores (physis, arché e logos), mas colocaria o homem no centro de seu pensamento: Sócrates.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/15146448

Anexos:
Perguntas interessantes