Dê o conceito:
a)Cromossomos
b)Genes
c)Genótipo
d)Fenótipo
e)Homozigoto
f)Heterozigoto
g)Genes dominantes
h)Genes recessivos
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)Cromossomos :Um cromossomo ou cromossoma é uma estrutura altamente organizada de uma célula, que contém o material genético de um organismo.
b)Genes:
O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA (as letras A, T, C e G) que contém uma “receita” para produzir uma proteína que desempenha uma função no organismo.
c)Genótipo :O genótipo 1 do vírus da hepatite C (VHC) é o genótipo mais comum em todo o mundo e um dos mais difíceis de tratar com regimes baseados em interferon.
d)Fenótipo :Fenótipo é um importante conceito adotado em Genética e costuma ser definido como o conjunto de características observáveis de um organismo. Nesse sentido, incluem-se nesse conjunto as características morfológicas e fisiológicas de um indivíduo.
e)Homozigoto:Organismos homozigotos são aqueles que apresentam dois alelos diferentes para determinada característica. Organismos homozigotos são aqueles que apresentam dois alelos iguais para a mesma característica. Organismos homozigotos são aqueles que apresentam alelos que não se expressam em pares.
f)Heterozigoto: Quando falamos que um indivíduo é heterozigoto, estamos dizendo que os alelos para determinada característica são diferentes. Considerando o exemplo da produção da melanina, podemos dizer que um indivíduo heterozigoto seria representado por Aa.
g)Genes dominantes:Toda Matéria
Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter ...
h)Genes recessivos :Os genes recessivos produzem proteínas consideradas “defeituosas”, na medida que eles se tornam inativos. Ou seja, ficam escondidos (recessivos) com a presença de um gene dominante manifestando suas características na ausência de seu alelo dominante.