Dê nome às funções orgânicas presentes nos
compostos abaixo, de acordo com as regras da
IUPAC.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Figuras:
1) Um aldeído, nome: propanal
2) Uma cetona, nome: butanona
3) Éter, nome: metóxi-etano
4) Éster, nome: propanoato de metila
A primeira substância é o propanal, a segunda é a butanona, a terceira é o metoxietano e a quarta é o propanoato de metila.
Para nomearmos adequadamente um composto orgânico, o primeiro passo é identificar a função orgânica. Depois precisamos identificar o número de carbonos em sua cadeia principal, a qual consiste naquela que possui o maior número possível. E por fim, precisamos identificar se há ligantes e quais.
Na primeira substância temos um aldeído (carbonila ligada a um hidrogênio), logo, seu nome terá o sufixo -AL. Na sua cadeia, temos três carbonos, logo, teremos o prefixo PROP-. Como não temos ligantes, seu nome se torna Propanal.
Na segunda substância temos uma cetona (carbonila ligada a carbonos saturados), logo, seu nome terá o sufixo -ONA. Na sua cadeia, temos quatro carbonos, logo, teremos o prefixo BUT-. Como não temos ligantes, seu nome se torna Butanona.
Na terceira substância temos um éter (oxigênio entre dois carbonos), logo, seu nome seguirá a seguinte regra:
Prefixo do radical menor + OXI + prefixo do radical maior + infixo tipo de ligação + O
Nesse caso, o radical menor é um metil, logo, teremos o prefixo MET- e o radical menor é um etil, assim, teremos o prefixo ET-, logo, temos que o nome se torna Metoxietano.
Na quarta substância temos um éster (carbonila ligada oxigênio), logo, seu nome seguirá a seguinte regra:
Prefixo do acido carboxílico + ATO + de + Prefixo do substituinte + ILA
Nesse caso, temos o acido carboxílico que deu origem ao éster foi o ácido propanoico, logo, temos que o prefixo a ser usado ser PROPAN- e o substituinte é um metil, logo o prefixo a ser usado será MET-. Assim, obtemos Propanoato de metila.
Para saber mais:
brainly.com.br/tarefa/30876788
brainly.com.br/tarefa/31404369
Espero ter ajudado!