De modo sucinto, a Governança Corporativa diz respeito à liderança, assim, a boa governança gera valor para as organizações a partir do momento que estas tenham respeito e gere confiança nas pessoas das quais dependem, isto é, nos seus stakeholders. Os princípios da boa governança perpassam pela transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, que resultam nas boas práticas de governança em qualquer tipo de organização, desde uma startup até uma empresa global, respeitando as características de cada uma.
Soluções para a tarefa
Apenas a II.
Porque a transparência nas informações legais e contábeis é fundamental para a melhoria da imagem da empresa perante os seus principais stakeholders (clientes, investidores, acionistas).
Nessa perspectiva, a Governança Corporativa pode ser compreendida como a forma na qual a empresa é administrada ou controlada. Desse modo, a transparência nas ações legais, contábeis e socioambientais é um elemento vital para o reconhecimento e desenvolvimento da empresa como um todo.
Segue o restante da pergunta:
(...)
I. A transparência consiste no desejo de informar bem as partes interessadas, restringindo-se às informações legais e ao desempenho econômico-financeiro.
II. A equidade está diretamente relacionada à igualdade no trato com os vários stakeholders da organização, para que haja justiça e equilíbrio nos relacionamentos.
III. Na prestação de contas é necessário que os agentes de governança zelem pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzindo as externalidades negativas de seus negócios e de suas operações e maximizando as positivas.
Espero ter contribuído!
Resposta:
II E III Apenas.
Explicação:
Transparência
Consiste no desejo de disponibilizar, para as partes interessadas, as informações que sejam de seu interesse e não apenas
aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos.
Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, mas contemplar também os demais fatores. Oque demonstra que a I ESTÁ INCORRETA.
Fonte: IBGC (2009, p. 19). pg 143 do livro