De modo geral, quais as críticas dos filósofos iluministas em relação ao absolutismo monárquico?
Soluções para a tarefa
Ola ^-^
➡ Os iluministas eram totalmente contra a questão de uma monarquia absolutista, pois segundo eles, esse sistema favorecia a nobreza por conta de inúmeros privilégios. Sendo que, os próprios iluministas concretizavam que o absolutismo era parcialmente abusivo, por conta de inibir os burgueses na esfera política, impedindo assim a prática de suas convicções.
Obs: Na imagem, há o predomínio de dois filósofos que tem um certo embate ideológico, por um lado, o filósofo Jacques-Bénigne Bossuet, que por sua vez, defende a teoria absolutista, afirmando que o monarca é uma função na qual foi concedida por uma força superior (Deus), por isso que era considerado como uma representação divina. Por outro lado, o filósofo Denis Diderot favorece a teoria iluminista, na qual ele relata em que Deus são dons autênticos dos homens, mas que isso não se compactua no âmbito político.
Espero ter ajudado ;)
Resposta:
Eles eram contra o absolutismo e sim a favor da divisão de poderes, no caso a tripartição(executivo, legislativo e judiciário).
Explicação: