De maneira geral, os microorganismos de interesse para os alimentos podem ser divididos em dois grupos: contaminantes ou úteis. Com relação aos microorganismos contaminantes, assinale a opção correta.
A) os microorganismos determiontes são capazes de provocar alterações no sabor e no odor dos alimentos, mas não altera a sua textura
B) Diferentemente das bactérias os bolores, não são capazes de produzir substâncias tóxicas ao homem
C) as bactérias escherichia coli e salmonella pode provocar infecção alimentar
D) a espécie saccharomyces cerevisae é uma bactéria de importância médica na intoxicação alimentar.
E) a ingestão uma direta de microrganismo patogênicos não é prejudicial à saúde humana, pois são as toxinas liberadas pelas bactérias patogênicas que causam danos ao tecido gastrointestinal
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa A mesmo com a grafia incorreta (determiontes)
Microrganismos deteriorantes são agentes, sejam físicos ou químicos, que tornam o alimento impróprio para consumo.
Explicação:
A deterioração é facilmente detectada por meio de cor, aspecto, odor, sabor e textura do alimento. Fungos, bactérias e leveduras são as principais causas da deterioração dos alimentos.
B) falsa = Muitos bolores que produzem micotoxinas podem se desenvolver nestas condições, mas apenas uma bactéria patogênica conhecida Staphylococcus aureus.
C) falsa = Salmonella e Escherichia coli são conhecidas por sua capacidade de contaminar alimentos, causando quadros de diarreia e vômito.
D) falsa = Saccharomyces cerevisiae é um organismo eucariota unicelular que pertence ao reino dos Fungos. É a levedura utilizada na produção do pão e também da cerveja, além de ser usada para a produção de álcool combustível
E) falsa = Os patogênicos são aqueles que não podemos ver a olho nu devido a falta de mudança no alimento, porém pode causar alguma doença para o ser humano, um exemplo de microrganismo é a Salmonella que é uma bactéria que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.