De janeiro a junho, pelo menos 240 animais silvestres foram resgatados em Manaus e na região metropolitana pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Os bichos, principalmente, preguiças, macacos, jacarés, aves e cobras estavam fora do habitat natural em situação de risco. O resgate foi feito após denúncias da população. “Normalmente, esses animais estão fugindo de algum desmatamento ou até mesmo pelo contato que a cidade de Manaus tem com imensos fragmentos florestais dentro da área urbana e no entorno do município, que é todo cercado de floresta primária, e invadem aas casas das pessoas”, disse o gerente da Fauna do Ipaam, Marcelo Garcia. De acordo com Garcia, existem casos mais complicados, de animais feridos ou que foram atropelados. [...] JORNAL do Barsil Leia a notícia e responda. a) Identifique o fato central dessa notícia. b)Compare.
Soluções para a tarefa
Resposta:
De janeiro a junho, pelo menos 240 animais silvestres foram resgatados em Manaus e na região metropolitana pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Os bichos, principalmente, preguiças, macacos, jacarés, aves e cobras estavam fora do habitat natural e em situação de risco.
Explicação:
Fato central da notícia:
"De janeiro a junho, pelo menos 240 animais silvestres foram resgatados em Manaus e na região metropolitana pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam)."
No primeiro trecho tem-se a notícia principal, conforme acima. Posteriormente seguem os detalhes e maiores informações da notícia, como o motivo de tanto animas estarem fora do seu habitat natural: muitos animais vão para a cidade fugindo dos desmatamentos, alguns vão devido à proximidade de Manaus com áreas florestais.
Espero ter ajudado!