De forma ilegal, muitos garimpeiros utilizam mercúrio(um metal que é líquido á temperatura ambiente) para extrair ouro das jazidas.Pesquise de que forma isso é feito e quais problemas essa prática causa á saúde dos garimpeiros e ao ambiente. (resposta resumida)
Soluções para a tarefa
Respondido por
846
Para separar o ouro das impurezas, acrescenta-se o metal mercúrio, que é extremamente tóxico. Ao final do processo, para obtenção de ouro puro, a mistura é aquecida, e o mercúrio evapora.Esse procedimento resulta na intoxicação do garimpeiro, causando o comprometimento do fígado, do cérebro e de outros órgãos. Já no ambiente , esses vapores voltam para sua forma líquida, acumulando-se no solo e na água da região. Devido à contaminação da água e do solo, os organismos que vivem na área são contaminados, repassando, por meio da cadeia alimentar, níveis cada vez mais altos de mercúrio para os demais seres vivos. Ficou meio grande, mas espero ter ajudado!
Respondido por
19
O mercúrio é capaz de se ligar aos metais, e o ouro dentro de jazidas está misturado com outras substâncias não metálicas.
O mercúrio é capaz de se ligar a outros metais e formar amalgamas, separando sem grande trabalho os grãos de ouro.
Como o mercúrio tem um baixo ponto de ebulição, com o aquecimento ele evapora e deixa apenas o ouro livre.
O grande problema do mercúrio é que ele tem propriedades orgânicas, sendo capaz de ultrapassar a membrana celular e interagir com o DNA e outras estrutura celulares, intoxicando o minerador.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/5732896
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás