Informática, perguntado por rafaelvieiralp6bm8g, 1 ano atrás

De forma geral, a avaliação de usabilidade dos sistemas de informação é realizada por meio de perguntas, questionários e observação do usuário ao usar os sistemas. O objetivo final é apresentar ao desenvolvedor do sistema – ou designer – um meio de avaliar os mais diversos aspectos de um sistema. Baseado neste contexto. quais os princípios básicos que regem a usabilidade ?

Soluções para a tarefa

Respondido por 2018fernando
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Exemplo:
Na questão de IHC só mesmo o Slackware com XFCE.

Princípios Básicos de Usabilidade



Diálogo simples e natural


A interface com o usuário deve ser tão simples quanto possível. Cada elemento de diálogo ou item de informação extra colocado numa tela representa uma coisa a mais para aprender, uma fonte a mais de possível confusão para o usuário e um obstáculo a mais quando se está procurando por outro item de informação desejado.

Sendo assim, apenas informações relevantes para uma determinada tarefa do usuário deve aparecer na tela correspondente.



Uso de metáforas (fale a língua do usuário)


Os diálogos devem ser expressos claramente em palavras, expressões e conceitos familiares à comunidade de usuários.


Minimize a carga de memória do usuário (Eficiência)


O usuário não deve ser forçado a memorizar informações ao passar de uma parte do diálogo para outra.

Em geral as pessoas são muito melhores em reconhecer algo que lhes é mostrado do que em recuperar a mesma informação da memória sem nenhuma ajuda. Desta forma, a interface deve minimizar o esforço gasto para executar uma tarefa, exigindo pouca necessidade de memorização. Quanto menos memória for exigida melhor a aceitação.


Consistência


Este é um dos princípios mais básicos de usabilidade. O usuário não deve ficar um dúvida se diferentes palavras, situações ou ações significam ou não a mesma coisa. Desta forma, o diálogo deve seguir regras simples e não apresentar casos especiais ou exceções para operações similares, ou seja, a apresentação da interface deve seguir regras bem definidas como, por exemplo: Empregar a mesma codificação e alocar itens de menus sempre na mesma posição


Retorno


O sistema deve informar o usuário continuamente sobre o que está sendo feito e como a entrada do usuário está sendo interpretada. O retorno não deve esperar até que um erro ocorra, mas deve prosseguir paralelamente à entrada de informação.


Complacência (Saída claramente marcadas)


Nenhum usuário gosta de se sentir encurralado pelo computador. Para aumentar o sentimento de controle do usuário sobre o sistema deve-se prover uma saída fácil e explícita de tantas situações quanto possível.

Em outras palavras, a interface deve permitir que o usuário recupere-se de situações de erro. Entre operações desejáveis em uma interface podemos citar: refazer um contexto anterior (undo), cancelar, interromper comando.


Flexibilidade (Atalhos)


Aceleradores que são invisíveis para o usuário novato devem estar disponíveis para o usuário experiente. Aceleradores típicos incluem abreviações de comando, combinações de teclas que são mapeadas em comandos do sistema, clique duplo do mouse sobre um elemento para realizar uma ação mais comum e menus de botões.


Boas Mensagens de erros


Deve-se escrever mensagens de erros em linguagem clara e evitar o uso de códigos obscuros. Deve ser possível para o usuário entender a mensagem por si só sem ter que recorrer a manuais.

As mensagens de erros devem ser precisas e não vagas e genéricas.


Prevenção de erros


Melhor do que apresentar uma boa mensagem de erro é evitar que o usuário experimente a situação que criou o erro. Geralmente é possível identificar os pontos em que os erros são mais prováveis e os sistemas podem ser adaptados de forma a contornar estas situações.

Erros com conseqüências muito graves podem diminuir em freqüência se a confirmação do usuário for explicitamente pedida pelo sistema antes de continuar o processamento de uma operação arriscada.


Ajuda e Documentação (Prestimosidade)


Mesmo que seja preferível que o sistema seja fácil de usar, é necessária uma ajuda adicional ou documentação como complemento. A maioria dos usuários de sistemas não recorre ao manual e/ou documentação do sistema. É interessante que esses documentos sejam disponibilizados de uma forma que chame a atenção do usuário como “help on line” e micro ajuda.




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