Geografia, perguntado por tais2018vitoria, 9 meses atrás

.
• Dê exemplos de vegetação nas áreas de:
mata de galeria ou ciliares
alagadas raramente
nunca alagadas
constantemente alagadas​

Soluções para a tarefa

Respondido por diego63368
1

Explicação:

MATA CILIAR E MATA DE GALERIA

GEOGRAFIA

Mata Ciliar e Mata de Galeria são vegetações encontradas em ambientes de drenagem. Elas diferenciam-se, basicamente, em suas fitofisionomias.

Mata Ciliar e Mata de Galeria são formas de vegetação que acompanham cursos d’água e ambientes de drenagem em geral. Caracterizam-se pela importância biológica que exercem sobre o ambiente em que estão instaladas, evitando, principalmente, a ocorrência de erosões fluviais.

A diferença básica entre essas duas formas de vegetação está em suas fisionomias. As matas de galeria circundam o leito do rio, formando uma espécie de “túnel” ou galeria, enquanto nas matas ciliares o ambiente é aberto. Nas matas de galeria, as copas (parte superior) das árvores entre os dois lados do rio encontram-se, enquanto na mata ciliar isso não acontece.

Mata Ciliar: as copas das árvores de um lado do rio não se encontram com as do outro lado

Mata de Galeria: mata que forma uma galeria sobre os rios

Mata de Galeria: mata que forma uma galeria sobre os rios

Esses tipos de vegetação são importantes no sentido de preservarem o ambiente dos cursos d’água. Suas raízes atuam para deixar o solo mais firme, de forma que a sua remoção pode ocasionar processos erosivos nas margens dos rios e intensificar processos de assoreamento, resultando no alargamento dos rios e a consequente diminuição da profundidade.

Outra importante função das Matas Ciliares e de Galeria é o papel que elas exercem na qualidade da água. Elas atuam como uma espécie de “filtro” que impede a contaminação dos rios por defensivos agrícolas e poluentes em geral.

Por isso, é de extrema importância a preservação dessas coberturas vegetais, pois a sua retirada pelo homem para a realização de atividades agrícolas ou pecuaristas pode, inclusive, ocasionar a extinção de cursos d’água.

Por Rodolfo Alves Pena

Graduado em Geografia

Perguntas interessantes