Dê exemplos de Ritos Religiosos(não achei a matéria)
Soluções para a tarefa
Exemplos de Ritos Religiosos:
Ritos de sacrifício: Nos ritos de sacrifício, um objeto é oferecido à divindade para estabelecer, manter ou restaurar a relação adequada do homem com a ordem sagrada. O sacrifício -- encontrado em todas as religiões -- pode ser sangrento, incruento ou em forma de oferendas divinas. Como exemplo, podem ser citados os sacrifícios humanos de fenícios e de astecas, no primeiro caso; as oferendas de arroz e comida dos povos asiáticos para o segundo; e da própria divindade, simbolizada no pão e no vinho da missa católica, para o terceiro tipo.
Ritos de passagem: Chamam-se assim os ritos que marcam a passagem de um estado social ou religioso para outro. Esses ritos podem ter como centro o indivíduo, como os de nascimento, puberdade, matrimônio, funerais, iniciações, entronizações etc.; enfatizar as comunidades, como os ritos de paz, de guerra ou de renovação; e privilegiar as coisas, como a consagração de lugares, a inauguração de edifícios etc.
Ritos de fortalecimento: Conhecem-se por ritos de fortalecimento aqueles que assinalam acontecimentos ou crises na vida da comunidade em seu conjunto, como a ausência de chuvas, a preparação da semeadura, da colheita, o início de atividades comunitárias como a caça e a pesca etc. Alguns rituais podem desempenhar as funções de ritos de passagem e de iniciação; isso ocorre com a cerimônia dos índios navajos conhecida como "canto da noite", executada para curar um indivíduo de uma enfermidade, mas que serve também para aumentar o bem-estar de toda a comunidade.
Ritos relacionados com os alimentos: No comportamento religioso encontra-se o uso amplamente difundido do alimento como símbolo. A razão é que a religião é um dos sistemas de pensamento e ação pelos quais os membros de um grupo expressam sua coesão e identidade, mas precisa de representação material, como toda atividade simbólica, e encontra na comida e na bebida seus veículos mais adequados.
O valor simbólico: atribuído a determinados alimentos não parece relacionar-se com as qualidades nutritivas dos mesmos. Assim, a carne de porco tem um significado positivo para os papuas da Nova Guiné, mas é proibida pelas religiões judaica e islâmica. Em determinados ritos, certos alimentos adquirem um significado sagrado, como o pão e o vinho na eucaristia católica. O jejum e a abstinência de carne também fazem parte dos ritos religiosos ligados ao consumo de alimentos.