de exemplos de mecanismos materiais e simbolicos de controle social
Soluções para a tarefa
Existem dois tipos de controle, o formal e o informal. O controle formal corresponde as leis e regras institucionalizadas, já o controle informal corresponde as normas de conduta social que são reconhecidas e compartilhadas em uma sociedade, como por exemplo crenças, costumes, valores e etc.
Nestes casos pode-se pensar nas leis e na polícia. O não cumprimento das leis pode levar o indivíduo a pagar multas ou mesmo ao encarceramento. A polícia, legitimada pelo Estado, tem o poder simbólico, e se necessário, a força bruta, que garante que as ações dos indivíduos não extrapolem as normas. Existem ainda outras formas de controle externo que ocorrem no próprio meio social e que geram determinadas punições sociais, como por exemplo exclusão social, maneiras de se vestir, gostos e etc.
O conceito de controle social nasce junto com a Sociologia como ciência. Trata-se de mecanismos de intervenção de uma sociedade ou grupo social, utilizados para que os indivíduos se comportem de maneira desejável, de acordo com as regras sociais. Por meio de recursos materiais e simbólicos aqueles que governam sobre o grupo controlado influenciam o modo de pensar, de ser, valores e crenças dos indivíduos, com o objetivo de manter determinado ordenamento social.