Dê exemplos de aplicações do Teorema do Impulso!
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Jogando tênis (ou squash)
Sabe aqueles saques tão potentes dos tenistas que eles chegam até a gritar? Então, pela definição de impulso, não é apenas a força com que o tenista bate na bolinha que vai causar aquela velocidade toda. O instante de tempo em que a bolinha fica em contato com a raquete também influencia diretamente na variação da velocidade da bolinha.
2. Jogando sinuca
Jogar sinuca pode se tornar uma atividade mais tranquila se você entende alguns princípios da Física, principalmente os de colisões. Imagine que uma bola em movimento vai colidir com uma bola parada e, logo em seguida, você percebe que as duas então em movimento. Se você já estudou colisões, sabe que parte da quantidade de movimento da primeira bola foi transferida para a segunda. Essa variação na quantidade de movimento é, por definição, o impulso que uma bola fez na outra.
3. Batendo o carro
Air-bag é um disposto de segurança nos carros que serve pra “amaciar” o impacto de uma colisão. Vamos analisar a Física por trás desse dispositivo. Um carro está em movimento e, em determinado instante, colide com uma árvore. Toda a energia (cinética) que o carro tinha foi transferida para a árvore. Como o motorista estava dentro do carro, ele também estava com aquela velocidade e também sofreu uma desaceleração. O air-bag serve para diminuir a força do impacto e aumentar o período de tempo. Note que o impulso será o mesmo com ou sem o air-bag, pois a variação da quantidade de movimento será a mesma (antes o motorista tinha velocidade e depois foi para o repouso).
Explicação: