Dê exemplo de povos europeus que conquistaram o território no século 15
Soluções para a tarefa
Resposta:
As primeiras grandes navegações da humanidade teriam sido realizadas por pescadores, que, envolvidos por correntes marítimas, teriam chegado a lugares muito distantes. Esse possivelmente foi o caso dos primeiros africanos a chegarem ao Brasil, há milhares de anos, envolvidos pela corrente do Golfo da Guiné. As grandes descobertas territoriais ocorreram há milhares de anos, pelos humanos pioneiros, mas não foram documentadas. A Arqueologia e ciências correlatas têm muito contribuído para desvendar os traços gerais dessas conquistas primitivas.
Na Antiguidade, Heródoto registrou, em sua História (século 5 aC), o feito de navegadores fenícios, a serviço do Faraó Necao II (610 aC - 595 aC), que, embarcando no Mar Vermelho, contornaram a África e chegaram ao Egito, depois de dois anos. Antes dos fenícios, Sataspes, de origem persa, tentou contornar a África, no sentido inverso, por uma comutação de pena dada por Xerxes. Sataspes passou pelas Colunas de Hércules (Estreito de Gibraltar), velejou para o sul durante meses, mas, desanimado e aterrorizado com os desertos que encontrou, retornou pelo mesmo trajeto e foi crucificado. Somente no final do século 15, os portugueses conseguiram novamente contornar a África.
No século 11, navegadores vikings teriam chegado ao litoral da América do Norte, segundo pesquisas arqueológicas.
Nos séculos 13 e 14, venezianos, genoveses e catalães dominavam o comércio no Mar Mediterrâneo. Em maio de 1291, os genoveses Ugolino e Vadino Vivaldi também tentaram o caminho das Índias, contornando a África. Eles passaram o Cabo Nun, na costa atlântica de Marrocos. Os relatos seguintes são imprecisos, possivelmente chegaram até a Guiné, mas não retornaram à Europa. Genoveses e venezianos tinham uma especial relação com os árabes no comércio de especiarias.
No século 14, os portugueses chegaram aos Açores. Povos do Mediterrâneo provavelmente estiveram nesse Arquipélago na Idade do Bronze. Em um mapa de 1495, a Ilha Terceira dos Açores recebeu o nome de Brasill. Ainda no século 14, genoveses, portugueses e franceses visitaram as Ilhas Canárias, ocupadas pelos espanhóis no século 15.
O século 15 testemunhou grandes viagens marítimas em busca de novas rotas, mercados e produtos comerciais. Foi quando o restante do Planeta começou a ser redescoberto pelos europeus. A história das conquistas portuguesas do além-mar e seus desafios é uma das mais fascinantes da humanidade. Portugal foi a potência pioneira da globalização.
As Grandes Navegações da Idade Moderna tomaram impulso após a passagem do Cabo Bojador (no atual Saara Ocidental), em 1434, pelo navegador português Gil Eanes. Foi um desafio mais psicológico do que técnico. Muitos europeus acreditavam que a Terra acabava após aquele Cabo do Medo ou que lá existiam monstros. O próprio Gil Eanes foi forçado a contorná-lo pelo Infante D. Henrique.
Por volta de 1440, os portugueses desenvolvem a caravela. Portugal tinha a hegemonia dos mares, pela bula papal Romanus Pontifex (1455), até dividir o mundo com a Espanha em 1479, pelo Tratado de Alcáçovas. Além de já controlar o comércio na costa atlântica da África desde meados do século, os portugueses descobriram o caminho para as Índias, cruzando o Cabo das Tormentas, em 1488.
Os espanhóis chegaram bem atrasados, no final do século 15. No início do século 16, chegaram os franceses ao estilo pirata, explorando terras descobertas e já reivindicadas por portugueses e espanhóis.
Para estabelecer o seu domínio no Oceano Índico, os portugueses tiveram que combater os mamelucos egípcios e os turcos otomanos, que dominavam o comércio das especiarias que passavam através do mundo árabe. Os turcos mantiveram seus postos comerciais no Mar Vermelho, mas Portugal dominou o Golfo Pérsico e o Oceano Índico. Foi o início da decadência dos árabes, que só se recuperaram na segunda metade do século 20, com o petróleo.
Explicação: