Ed. Física, perguntado por reispereira31, 10 meses atrás

Dê dois exemplos de esporte Antigo e esporte Moderno?​

Soluções para a tarefa

Respondido por jessikablenda145
2

As atividades esportivas ou recreativas nasceram na Antiguidade e sua história é dividida em três períodos. O primeiro deles é o Esporte Antigo, que vai até a primeira metade do século XIX. O Segundo momento é denominado Esporte Moderno, entre 1820 até 1980. O último é o Esporte Contemporâneo e vai de 1980 até a época atual.

As primeiras atividades eram realizadas com o objetivo de sobrevivência e só posteriormente ganharam características de esporte. Eram a corrida de caça, esgrima e lutas. Algumas civilizações antigas como a China e Japão desenvolveram as artes marciais. O Egito promovia a corrida, o arremesso e praticava uma atividade semelhante ao que atualmente se conhece como futebol.

Mas foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos da Antiguidade. Essa civilização foi também responsável por realizar os Jogos Fúnebres (jogos homenagem a recém-falecido), Jogos Píticos (antecessor dos jogos Olímpicos), Panatenéias (festa com jogos em homenagem a Atena) e Jogos Ístimicos (honra a Poseidon).

Os primeiros jogos olímpicos surgiram na cidade de Olímpia, a partir de 779 a.C. Durante a competição eram realizadas atividades de luta, arremesso, salto à distância, boxe, corrida. Os vencedores recebiam uma coroa de oliveira e diversas outras recompensas.

Durante os anos de 394 d.C., o imperador romano Teodósio decretou que os jogos eram festas pagãs e que por isso deveriam ser banidas, pois era inaceitável para povos onde a religião era o monoteísmo.

Os Jogos Públicos ou jogos circenses surgem na Idade Média. Estas atividades adaptaram os conceitos helênicos dos jogos e criaram os combates entre gladiadores. Surgiram, assim, os Torneios Medievais (competições de cavalarias), Jeu de Palme (jogo parecido com o tênis), Soule , Gioco del Calcio (jogo parecido com o futebol) e Justas.

Respondido por Oliveiras1001
4

Resposta:

Esporte Antigo: até a primeira metade do século XIX.

Esporte Moderno: de 1820 a 1980.

Esporte Antigo - As antigas civilizações (China, Grécia e Indígenas), já possuíam atividades físicas em suas culturas, a maioria com características singulares. No Japão e na China havia as artes marciais; o Egito já praticava corridas e arremessos e; Os Indígenas praticavam, tiatchi, semelhante ao futebol.  

A Grécia se destacou pela realização dos Jogos Gregos, que além dos Jogos Olímpicos da Antiguidade existiam os Jogos Fúnebres, os Jogos Píticos, os Jogos Ístmicos e as

Esporte Moderno - O esporte moderno se desenvolveu paralelamente ao processo de industrialização herdando dele a racionalização, sistematização e a orientação ao resultado. A origem do esporte na Inglaterra está em jogos e recreações populares, assim como em algumas atividades lúdicas da nobreza britânica. As modalidades esportivas foram concebidas pela regulamentação destas práticas.

As características determinantes eram; ser um jogo; ser uma competição; ser uma atividade formadora (TUBINO, 1987). Tubino (1993) afirma que mais tarde com a popularização dessas atividades, houve a necessidade de algum órgão que coordenasse as disputas, surgindo assim às federações, clubes e também o associacionismo. A iniciativa de Thomas Arnold obteve sucesso, e disseminou rapidamente a prática esportiva pela Europa e por todo Mundo, com a devida ajuda da Marinha Inglesa e sua expansão territorial e comercial (PEREIRA, 1980; SIGOLI; DE ROSE JR, 2004). Sigoli e De Rose Jr. (2004) afirmam que:  

  O esporte atingiu na Inglaterra todos os segmentos da sociedade e teve a igreja e as escolas estatais como agentes propagadores de grande importância. As igrejas, com o objetivo de atraírem fiéis, construíram ao lado de seus templos campos de futebol, onde eram disputadas partidas após as cerimônias nos finais de semana.

Explicação:

Perguntas interessantes