DE AFRICANO A AFRO-BRASILEIRO Entre os anos de 1525 e 1854, mais de cinoo milhoes de atricanos foram trazidos pars o Brasi na condição de escravos, não estando incluidos neste número, que é uma aproximaçao, aqueles que momeram ainda em solo africano, vitimados pela violencia da caca escravista, nem os que pereceram na travessia oceanica. Nao se sabe quantos foram trazidos desde que osne comércio se tornou legal. Ao liongo de ma de très séculos, enquanto própria nacao brasleira se formava e tomava corpo, os africanos foram trazido das mais diferentes partes do continente africano abaiso do Saara. Nao se tratava de um povo, mas de uma multiplicidade de etnias, nações, linguas, culturas No Brasil foram sendo introduzidos nas diferentes captanias e provincias, num fuxo que corresponde ponto por ponto à propria historia da economia brasleira, A prosperidade economica estava relacionada a uma intensiticação da demanda de mão de obra escrava: nao havia a possibilidade do progresso matenal sem que mais negros fossem importados, pois o trabalho era essencialmente africanoe afrodescendente Questão 10 O assunto principal do texto é: A) A morte de africanos no século XVI. B) O tráfico de africanos escravizados para o Brasil. C) A prosperidade econômica relacionada à mão de obra escrava. D) A diferença existente entre as capitanias e provincias brasileiras. E) A diversidade de etnias, nações, linguas e culturas do continente africano.
Soluções para a tarefa
B)
Explicação:
Apesar de também falar da cultura, ela é citada apenas no último parágrafo, e com poucas linhas.
O ponto principal é o tráfico africano e suas consequências, como por exemplo (também citado no texto), o "uso" dos africanos para mão de obra.
A respeito do texto, podemos afirmar que a alternativa correta é: b) O tráfico de africanos escravizados para o Brasil.
- Durante todo o texto, é tratado sobre o tráfico de africanos, trazidos para o Brasil como escravizados da colônia portuguesa. O texto aborda ainda a diferenciação étnica envolvendo diferentes raças e culturas, fato que provocou o rompimento entre os africanos e as suas origens, ao serem obrigados a trabalhar junto com africanos pertencentes a outros grupos étnicos.
Colonização do Brasil
O fenômeno da colonização do Brasil provocou, como uma de suas consequências, a readaptação dos africanos, que desembarcaram no país para serem escravizados nas fazendas de produção de açúcar. Em meio a um lugar diferente, junto com etnias diferentes e em um clima de opressão e trabalhos forçados, os negros africanos tiveram que se adaptar à vida na colônia. Mesmo passando por dificuldades, os negros contribuíram para a formação da matriz cultural africana na nação brasileira, enriquecendo a nossa cultura.
Saiba mais sobre escravização em:
https://brainly.com.br/tarefa/1200875
#SPJ2