De acordo com Teberosky (2003), o uso do material escrito em sala de aula deve refletir um ambiente real e funcional de escrita. Portanto, é necessário que na sala de aula haja diversos e variados materiais acessíveis à criança e integrados nas atividades de classe.
Soluções para a tarefa
Alternativas.
Alternativa a)
A leitura e produção de textos escritos na alfabetização fica a cargo do professor, que atua como produtor e leitor de textos para modelizar a leitura e a escrita para as crianças.
Alternativa b)
Se o material escrito vai sendo substituído, significa que é funcional e que foi integrado como conteúdo de ensino dentro das atividades de aprendizagem.
Alternativa c)
A presença do material escrito em sala de aula permite que a criança tenha modelos de escrita – essa é a função primordial dele.
Alternativa d)
Atualmente, há propostas pedagógicas que ainda negam o papel ativo da criança no processo de aprendizagem.
Letra a.
No que se refere ao processo de alfabetização, é preciso que o educador busque o papel de modelizador dos processos de escrita e leitura, para que possa se tornar a referência aos alunos.
Diante disso, é preciso que os educadores reconheçam este aspecto, facilitando a implementação de um processo de alfabetização mais viável, além de considerar as limitações e potencialidades de cada aluno.