De acordo com Safier (2003), uma inequação que envolve variáveis, em geral, não é verdadeira nem falsa: isso dependerá do valor das variáveis. Quando se trata de desigualdades com uma variável, um valor da variável que torne a inequação verdadeira é uma solução para ela.
Neste Desafio, expresse seus conhecimentos em uma situação real sobre orçamento familiar.
Sendo assim, sua tarefa é verificar quanto deve ser suficiente para cobrir as suas despesas e sobrar algum valor. Considere que x representa a quantidade de horas trabalhadas prestando consultoria.
Soluções para a tarefa
O número de horas trabalhadas deve ser maior que 4.
Esta questão está relacionada com inequação. As inequações, ao contrário das equações, apresentam uma desigualdade, geralmente representadas pelos símbolos de maior ou menor. Ao resolver uma inequação, encontramos um intervalo de valores que satisfazem a condição prevista.
Nesse caso, temos uma expressão para representar a receita do funcionário e as despesas do mesmo. Para que ele consiga cobrir as despesas com seu salário, a primeira expressão deve ser maior que a segunda. Para que isso ocorra, o valor de X deve ser:
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Explicação passo-a-passo:
Para resolver o problema, é preciso escrever as desigualdades de acordo com as equações do Desafio, em que o salário das consultorias precisa ser maior que as despesas mensais.
2x - 5 > - 3x + 15
Resolvendo a equação:
2x + 3x > 5 +15
5x > 20
x > 4
Portanto, para que o salário seja suficiente para cobrir as despesas do mês e sobrar algum valor, será preciso trabalhar mais do que quatro horas prestando consultoria.