De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, o ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida... Sabe-se ainda que o a arte tornou-se área de conhecimento, constituindo assim componente curricular obrigatório. Diante desta perspectiva uma professora de arte fez o comentário abaixo. “O papel aceita tudo! Não quero aqui desmotivar meus colegas e muito menos mostrar-me desmotivada, mas, vejo que mesmo com tal obrigatoriedade o contexto ainda não é muito animador. Alguns obstáculos como a polivalência ainda terão de ser vencidos. Queremos enquanto professores destas linguagens artísticas, o respeito, deixar de sermos vistos como decoradores das festividades escolares! Infelizmente alguns gestores ainda creem que professor de artes existe para preencher a carga horária de alunos ociosos.” E você, o que pensa a este respeito? Justifique sua resposta: Seu texto deve conter entre 10 e 15 linhas:
Soluções para a tarefa
Olá,
Podemos afirmar que a ideia de que alguns gestores ainda creem que professor de artes existe para preencher a carga horária de alunos ociosos é verdadeira: muitos não compreendem a importância do conteúdo disciplinar de Artes e de sua relação e importância com a própria humanidade.
A arte liga-se com a história, cultura e geografia de um povo; manifesta-se nas religiões, nos ritos e festividades, nos edifícios, nas grandes obras ao longo do desenvolvimento das civilizações, além de ser um instrumento de comunicação, as artes também ligam-se com a sociologia e a própria busca de significado da vida humana; ela consegue ser transcendental.
Por isso é necessário fazer com que se reconheça a importância do conteúdo de Artes e a relevância deste professor para os alunos e a grade curricular. Ao compreender as artes e suas linguagens, os alunos aprenderão sobre o mundo à sua volta, sobre formas de manifestação da criatividade humana e sobre o próprio passado e os contextos sociais da humanidade.
Abraços!