De acordo com os estudos realizados na disciplina, vimos que cabe responsabilidade ao professor, proporcionar situações de ensino dos jogos e esportes de invasão visando que os alunos alcancem uma autonomia para jogar o basquetebol. Nessa direção, ensinar o aluno a ler ou pensar o jogo, através dos fundamentos técnicos e táticos, aumentará também as possibilidades de prática esportiva, como lazer, exercício regular, e até mesmo a nível profissional.
KRAVCHYCHYN, Claudio; COSTA, Luciane Cristina Arantes da. Esportes coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: Unicesumar, 2019.
Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
I – Utilização de situações de igualdade numérica (1 contra 1, 2 contra 2, 3 contra 3)
II – Utilização de situações de desigualdade numérica (2 contra 1, 3 contra 2).
III – Desenvolvem o pensamento tático individual e coletivo no basquetebol.
Soluções para a tarefa
Resposta: V V V
Explicação: página 84 material didático
Resposta: V, V, V.
Explicação:
Explicação: Pagina 84 (Esportes coletivos: handebol e basquetebol)
Ensinar a “ler” ou pensar o jogo utilizando fundamentos técnicos e táticos significa levar o aluno à conquista da autonomia para a prática do basquetebol. Tal conquista possibilitará ao aluno a ampliação do repertório de possibilidades de prática esportiva como lazer, exercício físico regular ou, até mesmo, como profissão (um caminho para poucos, mas que não pode ser negligenciado). Proporcioná-la é responsabilidade do professor.
Neste sentido, situações de jogo em igualdade numérica (1 contra 1, 2 contra 2, 3 contra 3 etc.) ou superioridade numérica (2 contra 1, 3 contra 2 etc.), em meia quadra ou quadra inteira, proporcionam o desenvolvimento do pensamento tático individual e coletivo para a prática do basquetebol.