De acordo com os encontros vocalicos indique que:
a) se separa
b) não se separa
Soluções para a tarefa
a) Os encontros vocálicos que se separam são chamados de hiato.
Exemplos:
piano - coelho - saúde - rainha - doença - coador
b) Os encontros vocálicos que não se separam são chamados de ditongo (quando há duas vogais) ou tritongo (quando há três vogais).
Exemplos:
ditongo ⇒ ameixa - tesouro - colégio - irmão - degrau - chapéu
tritongo ⇒ iguais - saguão - quais - enxaguou - Paraguai
Lembrando que pra ser tritongo as três vogais precisam ser sonoras.
Então, em palavras como "queijo" ou "fogueira" não há tritongo, pois a vogal "u" não é pronunciado. Nesse caso, temos ditongo.
Resposta:
Encontro vocálico é o encontro de duas ou mais vogais em uma palavra. Exemplos: coração, mamãe, herói, loiro, Paraguai, ciúme e poético. Classificação do encontro vocálico: ditongo, hiato e tritongo. DITONGO -> é o encontro de uma vogal e uma semi-vogal pronunciadas na mesma sílaba.
Dígrafos Consonantais Separáveis. São os que podem ser separados em duas sílabas. / São eles: "rr", "ss", "sc", "xc" e "xs". Dígrafos Consonantais Inseparáveis. São os que não podem ser separados em duas sílabas. / São eles: "gu", "qu", "lh", "nh" e "ch".
Explicação:
Encontro consonantal é a sequência de consoantes sem a presença de qualquer vogal entre elas. Exemplos: atlas, pneu, adjetivo.
Os encontros consonantais podem ser separáveis, quando ocorrem na mesma sílaba (cli-en-te, trei-no, plu-ma), ou inseparáveis, quando ocorrem em sílabas diferentes (rit-mo, al-ge-ma, lis-ta).
Lembrando que numa única palavra podem ocorrer um encontro consonantal separável e um encontro consonantal inseparável (lus-tre, des-tro,des-tru-ir).
Palavras que contenham uma consoante seguida das consoantes l ou r geralmente não se separam. O mesmo acontece nos encontros consonantais que ocorrem no início das palavras.
Palavras com encontro consonantal inseparável
Blu-me-nau
blu-são
Clei-ton
cra-te-ra
dra-ma
dro-me-dá-rio
flu-ir
fra-se
glú-ten
li-vro
pla-no
mnê-mi-co
pneu-má-ti-co
psi-co-lo-gi-a
tme-se
trem
Palavras com encontro consonantal separável
ab-sin-to
ad-mi-tir
ad-vo-ga-do
af-ta
al-fa-ce
cor-rup-ção
ét-ni-co
mag-ní-fi-co
ob-je-to
par-tí-cu-la
sub-lo-car
tos-ta-do
sor-te
sus-to
tor-ta
Qual a diferença entre encontro consonantal e dígrafo consonantal?
Encontro consonantal e dígrafo são diferentes. Enquanto no encontro consonantal todas as consoantes são pronunciadas, no dígrafo, o encontro de duas letras resulta na emissão de um único som consonantal.
Assim, ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, gu e qu são dígrafos consonantais. Lembrando que gu e qu são dígrafos quando, ao ser acompanhados por e ou i, o u não é pronunciado, como em águia e questionário (diferente de linguiça e tranquilo).
Palavras com dígrafo
chave
alho
andorinha
serrote
assado
nascido
desço
excelente
dengue
querosene
aquilo
guitarra
Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas formados por vogais ou semivogais em uma mesma sílaba ou sílabas diferentes. Para compreendermos melhor o que são os encontros vocálicos, é necessário retomar os conceitos de vogais e semivogais.
Sabemos que as vogais são fonemas naturais formados pela corrente de ar que, vinda dos pulmões, passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. Elas são a base, o núcleo das sílabas na Língua Portuguesa. Já as semivogais acontecem no encontro entre duas vogais em uma mesma sílaba, em que uma é a vogal principal, com o tom mais intenso, e a outra é a semivogal, que possui um papel secundário. Em um encontro vocálico, a letra /a/ sempre será a vogal principal, as letras /i/ e /u/ serão sempre semivogais, e as letras /e/ e /o/ podem assumir os papéis de vogal e/ou semivogal.
Existem três tipos de encontros vocálicos. Veja:
HIATO
O hiato consiste na sequência de duas vogais (Vogal + Vogal) que se separam durante a divisão silábica, ficando cada vogal em uma sílaba distinta. Em virtude do contato de duas vogais no interior de uma palavra, é possível reconhecer o hiato como sendo o encontro vocálico por excelência.
Observe os exemplos:
Saída: sa – í – da;
Saúde: sa – ú – de;
Oceano: o – ce – a – no;
Cooperar: co – o – pe – rar.
DITONGO
O ditongo consiste no encontro de Vogal + Semivogal, chamado de ditongo decrescente, ou de Semivogal + Vogal, que recebe o nome de ditongo crescente. Os ditongos também podem ser classificados em orais ou nasais. É muito importante recordarmos que os fonemas orais são aqueles que passam e saem pela cavidade bucal (boca), como: /a/, /b/, /t/; já os fonemas nasais são aqueles que uma parte passa pela boca e a outra parte passa pelas narinas (nariz), como: /m/, /n/, /ã/.
Observe os exemplos:
Madeira: ma – dei – ra (ditongo decrescente oral);
Paulista: pau – lis – ta (ditongo decrescente oral);
Pátria: pá – tria (ditongo crescente oral);
Sério: sé – rio (ditongo crescente oral);
Mãe: mãe (ditongo decrescente nasal)
Oração: o – ra - ção (ditongo decrescente nasal)
TRITONGO
Os tritongos são uma sequência de Semivogal + Vogal + Semivogal. Assim como os ditongos, os tritongos também podem ser classificados em orais e nasais. Como apresentam apenas uma vogal, na divisão silábica, não se separam os fonemas vocálicos do tritongo.
Observe os exemplos:
Paraguai: Pa – ra – guai (tritongo oral);
Enxaguei: en – xa – guei (tritongo oral);
Cheguei: che – guei (tritongo oral);
Quão: quão (tritongo nasal).
Viu como é simples estudar sobre os encontros vocálicos? Agora sugerimos que estude também a respeito dos Encontros Consonantais. Bons estudos!