De acordo com os conhecimentos adquiridos nas aulas e no livro-base Gravura: história, técnicas e contemporaneidade, percebemos que para o movimento da Pop Art, a serigrafia foi o meio mais idôneo diante de sua proposta artística. Assim, qual a peculiaridade do sucesso da fusão do movimento Pop com a técnica serigráfica? Assinale a alternativa correta: A Reprodução em série condizente com a sociedade de consumo que era criticada por muitos dos artistas pop. B A presença do gesto exaltando a subjetividade, segundo os resultados plásticos da serigrafia. C Possibilidade de produção em série de temas ligados ao imaginário, à fantasia e ao inconsciente. D Oposição ao meio publicitário e comercial, pois a indústria de massa distanciava-se do objetivo da concepção artística. E A permanência de convenções plásticas da arte oriental divergindo da arte ocidental. D B
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
É correta a alternativa A.
O que foi peculiar no "casamento" entre a Pop Art e a serigrafia foi o fato de que as obras de arte produzidas por esta escola poderiam (e, em grande medida, eram) facilmente e rapidamente reproduzidas, passando a estampar uma série de objetos cotidianos (a Pop Art estampa, por exemplo, pratos).
Isto era condizente com a crítica que estes artistas faziam com a sociedade de consumo, que era capaz de transformar tudo, por mais singular que parecesse, em objeto de consumo, até mesmo a arte (feita a partir de elementos estereotipados da cultura popular).
Perguntas interessantes