DE ACORDO COM OS APONTAMENTOS REALIZADOS POR ROBERTO SIMONSEN (1969, P. 81): “NÃO NOS PARECE RAZOÁVEL QUE A QUASE TOTALIDADE DOS HISTORIADORES PÁTRIOS ACENTUEM, EM DEMASIA, O ASPECTO FEUDAL DO SISTEMA DE DONATÁRIAS, CHEGANDO ALGUNS A CLASSIFICÁ-LO COMO UM RETROCESSO EM RELAÇÃO ÀS CONQUISTAS POLÍTICAS DA ÉPOCA [...] SOB O PONTO DE VISTA ECONÔMICO, QUE NÃO DEIXA DE SER BÁSICO EM QUALQUER EMPREENDIMENTO COLONIAL, NÃO ME PARECE RAZOÁVEL A ASSEMELHAÇÃO DESSE SISTEMA AO FEUDALISMO”. ESTAS OBSERVAÇÕES SÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA COMPREENDERMOS AS ANÁLISES QUE FORAM FORMULADAS PELA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA NO QUE TANGE A COMPREENSÃO DAS CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS AO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA. NESSA PREMISSA, LEIA AS ASSERÇÕES ABAIXO:
I – O AUTOR MENCIONA NÃO SER VÁLIDA A AFIRMAÇÃO DE QUE NO MOMENTO DA COLONIZAÇÃO DAS TERRAS BRASÍLICAS SE SISTEMATIZOU UMA RETOMADA DO SISTEMA FEUDAL EUROPEU, POIS, PARA ELE OS CAPITÃES DONATÁRIOS ERAM MOTIVADOS EM OBTER UMA MELHORIA EM SUA CONDIÇÃO SOCIAL, OU SEJA, ALMEJAVAM ENRIQUECIMENTO.
PORQUE
II – O REGIME DE DIVISÃO DE FAIXAS DE TERRAS POR MEIO DO SISTEMA DE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS E A DISTRIBUIÇÃO DE SESMARIAS REFLETIAM UMA MENTALIDADE PERMEADA POR PRIVILÉGIOS FEUDAIS, ASSEGURANDO AO DONATÁRIO STATUS E POTENCIALIZANDO A SUA INFLUÊNCIA COMERCIAL NA COLÔNIA PORTUGUESA.
A RESPEITO DAS ASSERÇÕES, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
ALTERNATIVAS
( ) ALTERNATIVA 1: AS DUAS ASSERÇÕES SÃO PROPOSIÇÕES VERDADEIRAS, E A SEGUNDA É UMA JUSTIFICATIVA CORRETA DA PRIMEIRA.
( ) ALTERNATIVA 2: AS DUAS ASSERÇÕES SÃO PROPOSIÇÕES VERDADEIRAS, E A SEGUNDA NÃO É UMA JUSTIFICATIVA CORRETA DA PRIMEIRA.
( ) ALTERNATIVA 3: A PRIMEIRA ASSERÇÃO É UMA PROPOSIÇÃO VERDADEIRA, E A SEGUNDA É UMA PROPOSIÇÃO FALSA.
( ) ALTERNATIVA 4: A PRIMEIRA ASSERÇÃO É UMA PROPOSIÇÃO FALSA, E A SEGUNDA É UMA PROPOSIÇÃO VERDADEIRA.
( ) ALTERNATIVA 5: AS DUAS ASSERÇÕES SÃO PROPOSIÇÕES FALSAS.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Alternativa 2:
Explicação:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Perguntas interessantes