Português, perguntado por apolloandrey, 1 ano atrás

De acordo com o Umberto Eco, o texto é um tecido entrelaçado de signos a espera do leitor que vá preencher lacunas do não dito ou de elementos já referidos intertextualmente. Um texto é sempre incompleto diante do olhar do destinatário. Enquanto o leitor não interage com o texto, esse último continua sem voz ativa, fraco, preguiçoso. E para que haja a atualização, o leitor precisa ser cooperativo, consciente e ativo no momento da leitura. Levando isto em consideração e os conhecimentos acerca do papel desempenhado pelo leito no texto, assinale a alternativa que melhor define o leitor-modelo para o texto a seguir: “Os problemas de trânsito atuais de qualquer grande cidade são motivos de transtornos vários a seus cidadãos. No município do Rio de Janeiro, isso não é diferente e assume contornos dramáticos, em meio às obras por que passa a metrópole. Os engarrafamentos se dão em escala gigantesca, paralisando veículos, a produção e a vida das pessoas.”
Escolha uma:
a. Cidadãos do Rio de Janeiro
b. Políticos do Rio de Janeiro
c. Políticos Brasileiros
d. Crianças do Rio de Janeiro
e. Cidadãos do mundo

Soluções para a tarefa

Respondido por Kfranco23
1
Acredito que "o leitor-modelo para o texto" é a alternativa:

a. Cidadãos do Rio de Janeiro 

Pode até parecer óbvio demais por ser citado no texto "a cidade do Rio de Janeiro". Porém, muitas vezes a questão pode tentar nos confundir mesmo.

O texto da questão começa falando de um problema que alcança o nível nacional, especialmente nas grandes cidades: os problemas de trânsito. Em seguida argumenta-se sobre esse problema vivenciado por "cidadãos do Rio de Janeiro". A partir daí, especifica os transtornos: os engarrafamentos que "se dão em escala gigantesca, paralisando veículos, a produção e a vida das pessoas”.

Vendo dessa forma, podemos afirmar que esse texto discursivo tenta convencer, persuadir o leitor Cidadão do Rio de janeiro acerca de um problema sério enfrentado na cidade.

Perguntas interessantes