História, perguntado por patriciarodrig541, 5 meses atrás

De acordo com o texto, que práticas dos coronéis da República Oligarquica ainda são exercidas pelos politicos atuais? b. Em relação ao ato de votar aponte as diferenças entre o Brasil atual e o do início do século passado.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0

Resposta:

O coronelismo foi uma experiência típica dos primeiros anos da república brasileira. De fato, essa experiência faz parte de um processo de longa duração que envolve aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais do Brasil. A construção de uma sociedade vinculada com bases na produção agrícola latifundiária, desde os tempos da colônia, poderia contar como um dos fatos históricos responsáveis pelo aparecimento do chamado “coronel”.

No período regencial, a incidência de levantes e revoltas contra a nova ordem política instituída concedeu uma ampliação de poderes nas mãos dos proprietários de terra. A criação da Guarda Nacional buscou reformular os quadros militares do país através da exclusão de soldados e oficiais que não fossem fiéis ao império. Os grandes proprietários recebiam a patente de coronel para assim recrutarem pessoas que fossem alinhadas ao interesse do governo e das elites.

Perguntas interessantes