História, perguntado por lorivallima, 7 meses atrás

de acordo com o texto e com seus conhecimentos sobre a divisão dos poderes no Brasil qual é a principal função dos poderes legislativo executivo e judiciário Quem são os agentes públicos responsáveis pelo exercício de cada um desses três poderes​

Soluções para a tarefa

Respondido por andreiadoia
1

Resposta:

Poder Legislativo- De acordo com a Constituição, ao Legislativo compete basicamente legislar e fiscalizar os atos do Executivo. No âmbito federal, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional - composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Na Câmara, ficam os deputados federais e no Senado, os senadores.  No plano estadual, este poder é exercido pelas Assembleias Legislativas por meio dos deputados estaduais.

O Executivo - Cabem ao Poder Executivo a concepção e implantação de programas e projetos que traduzam, de forma ordenada, as metas e objetivos sociais, econômicos e institucionais emanados da Constituição e de leis específicas, em estreita articulação com os demais Poderes e com outros níveis de governo, sendo ele também o responsável pela correta aplicação dos meios e recursos mobilizados.  A administração pública compreende uma dimensão jurídica expressa no relacionamento harmônico dos três Poderes e uma dimensão funcional correspondente à necessária integração do Governo Federal com os Estados e Municípios. O Poder Executivo é exercido pelo Governador do Estado e compreende dois conjuntos organizacionais permanentes: a administração direta e a administração indireta, integradas por setores de atividades correlatas. O Governador do Estado, no exercício do Poder Executivo, é auxiliado diretamente pelo Vice-Governador e pelos Secretários de Estado, e estes pelo respectivo Diretor-Geral e pelo dirigente de cada uma das entidades da administração indireta.

O Judiciário - Com fundamento na ordem jurídica, compete solucionar conflitos de interesses. Em várias situações, podemos ver que a simples presença da lei não basta para que os limites entre o lícito e o ilícito estejam claramente definidos. Em tais ocasiões, os membros do Poder Judiciário têm por função julgar, com base nos princípios legais, de que forma uma questão ou problema sejam resolvidos. Na figura dos juízes, promotores e advogados, o judiciário garante que as questões concretas do cotidiano sejam resolvidas à luz da lei.

Explicação:

Perguntas interessantes