"De acordo com o SAAE (Estação de tratamento de água em Governador Valadares - MG) a água oriunda do
desastre no Rio doce, está livre da presença de metais pesados?"
Não
Sim
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sim
Explicação:
Apesar de os moradores consultados pela reportagem seguirem com a despesa diária de comprar água mineral e dos laudos do Igam indicarem que as médias de turbidez, sólidos em suspensão, ferro, manganês e alumínio na água bruta do rio estão todas acima do limite legal, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), órgão público que trata e abastece a cidade, garante que a água distribuída é potável.
Já para a diretoria do Saae, a população continua desconfiada da qualidade da água porque as notícias sobre a contaminação do rio não explicam que apenas a água bruta é que estaria imprópria ao consumo, e não aquela tratada que abastece a população.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cj29pGcsXuw
Segundo a estação de tratamento, a água está perfeita, em boas condições de consumo, porém, a população continua com receio de consumir a água, e com razão, rejeito de minério não é algo fácil de ser removido das águas dos rios da região.
O ideal é que as pessoas evitem o consumo dessa água pelos próximos anos, ao menos para beber e preparar alimentos, para outras atividades essa água ainda pode ser utilizada.
O pior risco de consumir essa água é o risco de haver metais pesados como chumbo, que são metais muito tóxicos para os seres humanos e podem matar.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20705597