De acordo com o nosso livro didático, a moral é a aplicação prática dos valores que regem a ação humana num determinado contexto social e histórico, dentro de um sistema social coercitivo. Assim, a norma moral é coletiva e é formada por um conjunto de regras, escritas ou não, que definem o comportamento dos integrantes de uma determinada sociedade, que pode variar dependendo da época, do povo, do país ou de diversos outros aspectos sociais.
Já a ética refere-se ao estudo da moral, sendo a ciência da conduta do homem em busca de seu lugar no mundo e nas relações sociais em que se vê inserido. A intenção ética é teórica e determinada pelos nossos valores pessoais. É o nosso querer ser ético, conscientemente falando. A ética nos convida a assumir as responsabilidades de maneira consciente, mesmo que haja alguma norma moral determinada para aquela conduta.
Nos últimos anos, vários políticos têm sido condenados nas diversas instâncias do poder judiciário, alguns chegaram até a última instância. Antes da promulgação da Lei da Ficha Limpa, vários desses políticos se candidatavam a novos cargos públicos e uma quantidade expressiva de eleitores votavam nesses candidatos (e mesmo após a promulgação da Lei isso, ainda ocorrem vários casos de políticos que se candidatam sem terem a ficha limpa). Dentro desse contexto, imagine o caso de um político que chegasse a ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal, mas quando da análise pelo STF o crime já houvesse prescrito, tendo, portanto, o processo sido extinto. E mesmo assim, alguns meses após, na eleição seguinte, um elevadíssimo número de eleitores votasse nesse candidato.
Analise a situação acima, relacionando-a com os conceitos de moral e ética descritos no enunciado. Avalie as implicações éticas e morais do porquê de milhares de eleitores votarem em candidatos com processos judiciais, julgados e condenados. Justifique sua resposta.
Na sua resposta você deve utilizar o nosso livro didático e pelo menos uma outra fonte de consulta (que obrigatoriamente deve ser referenciada) para elaborar a sua resposta, em um texto de, pelo menos, 15 linhas.
Soluções para a tarefa
Aqui darei uma explicação básica e o aluno pode utilizar essa pequena explicação como fonte complementar de pesquisa :)
Desde a instituição da República no Brasil, que se deu através de um golpe da elite com ajuda dos militares, foi feito de tudo para que o povo fosse mantido na ignorância e perpetuando as estruturas de poder que já existiam.
Foram utilizadas práticas como voto de cabresto, além de estabelecida a dinastia dos políticos profissionais. Também foi muito utilizada a troca de favores. Além disso, o Brasil é um país que não tem uma experiência democrática em sua história recente, experimentada somente após o fim da Ditadura Militar.
Esses fatores históricos influenciaram fortemente na construção da consciência política brasileira, justificando o fato de políticos condenados continuarem a receber votos.