Filosofia, perguntado por s2012, 10 meses atrás

De acordo com o modelo francês de universidade, há uma mudança significativa no espectro formativo da educação, a partir das posições filosóficas de Descartes, que preconiza a formação de um sujeito autônomo, em clara contraposição ao modelo medieval de sociedade e de educação, que era centrado na relação do homem com Deus e na sua subserviência intelectual ao mesmo. Ainda sobre esta perspectiva, esta nova visão acarreta uma mudança na atuação da universidade, que pode ser melhor resumida por qual das alternativas a seguir? Escolha uma: a. A Universidade, em que pese a negação do teocentrismo medieval, não se desliga destes ideiais, continuando a exercer sua função teológica, somente permitindo a entrada de não religiosos na condição de alunos e de professores. b. A Universidade passa a atender aos interesses do estado, buscando a formação de um sujeito capacitado ao progresso da sociedade onde vive. c. A universidade torna-se, a partir destas mudanças, um centro de resistência da Igreja, produzindo tão somente obras e conhecimento teológico. d. A Universidade incorpora os ideais de progresso e de humanidade, trazendo para a discussão científica os elementos característicos do períodos, quais sejam, teocentrismo e antropocentrismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
0

Letra B: considerando o modelo francês de universidade e as posições filosóficas de Descartes, sua nova visão de universidade pode ser resumida em um modelo onde a Universidade passa a atender aos interesses do estado, buscando a formação de um sujeito capacitado ao progresso da sociedade onde vive.

O Filósofo francês René Descartes desenvolveu um método de investigação filosófica que é referência para a reflexão filosófica, sendo que esse método é conhecido como o Método Indutivo.

O método indutivo consiste em concluir uma verdade após analisar uma série de casos e descobrir um padrão existente nos mesmos. Por exemplo: você é um ser humano, eu sou um ser humano, logo, somos todos seres humanos.

Perguntas interessantes