De acordo com o livro Memórias de um Sargento de Milícias, qual é o cenário do livro?
por favor é até amanhã
Soluções para a tarefa
Resposta: Inserida no movimento do romantismo, a obra é narrada em terceira pessoa e retrata a vida do Rio de Janeiro no início do século XIX.
Explicação:
O romance gira em torno da vida de Leonardo, um menino travesso e malandro que entre tantas ações se torna um sargento: O Sargento de Milícias. A história tem como espaço a cidade do Rio de Janeiro.
Ainda pequeno, ele foi entregue aos cuidados dos padrinhos, um barbeiro e uma parteira. Isso porque seus pais, Leonardo-Pataca e Maria da Hortaliça, brigaram. Sua mãe foge para Portugal e seu pai, o abandona.
O barbeiro almejava uma boa formação para o menino, portanto, empenhou-se em dar uma educação religiosa para que ele se tornasse padre.
Entretanto, Leonardo era muito travesso e mal sabia ler e escrever, resultado de sua saída da escola.
Mais adiante, o menino se apaixona por Luizinha, porém, o envolvimento deles nesse momento dura pouco.
A família de Luizinha era muito abastada. José Manuel, um amigo da família, resolve pedir a mãe dela em casamento com o intuito de ficar com os bens e a fortuna.
Leonardo, sabendo de sua intenção, resolve desabafar com seus padrinhos que logo falam com Dona Maria, avó de Luizinha. Esse fato, fez com que José Manuel fosse expulso da casa e ainda, proibido de casar com Luizinha.
O padrinho de Leonardo fica doente e logo depois vem a falecer. Com isso, ele recebe uma herança. Interessado na herança recebida pelo filho, Leonardo-Pataca entra em cena e o convida para viver com ele.
Nesse momento, Pataca já está casado com a filha da parteira, Chiquinha, e com ela tem uma filha.
Resposta:
O romance de Manuel Antônio de Almeida, escrito no período do romantismo, retrata a vida do Rio de Janeiro no início do século XIX e desenvolve pela primeira vez na literatura nacional a figura do malandro.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO!
BONS ESTUDOS