de acordo com o historiador Eric Hobsbawm, os iluministas se espalharam por grandes parte da Europa. Nesse período, a burguesia inglesa ganhou força força por meio desse pensamento. Quais foram os motivos que levaram essa classe social a aderir aos ideias iluministas
Soluções para a tarefa
Resposta: A burguesia começa a aderir ideais iluministas para tentar crescer na sociedade, indo contra os princípios da igreja que eram baseados, segundo o iluminismo, em crenças e superstições. Assim, iam também conquistando mais espaço e crescendo na sociedade, ocupando privilégios do clero até substituir o Antigo Regime Absolutista dos monarcas.
A burguesia passou a aderir as ideias iluministas porque elas eram favoráveis ao enfraquecimento do poder dos reis e do desenvolvimento da sociedade através da liberdade de expressão, de práticas comerciais e das críticas aos privilégios da nobreza.
Parte dos iluministas pertenciam à burguesia europeia e faziam oposição aos monarcas europeus que governavam de maneira absoluta.
O iluminismo influenciou diversas revoluções
As ideias do iluminismo influenciaram diversas revoluções em todo o mundo como a Independência dos Estados Unidos, a Revolução Francesa e a Inconfidência Mineira.
As Revoluções Inglesas e a Revolução Francesa são consideradas revoluções burguesas em que o poder da monarquia foi limitado ou extinto para que a burguesia pudesse desenvolver com mais liberdade as suas práticas comerciais.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a relação entre a burguesia e o iluminismo em: https://brainly.com.br/tarefa/4629831