Saúde, perguntado por luhkabarbosa25, 9 meses atrás

De acordo com o conteúdo estudado, imagine-se como o profissional responsável pelo atendimento do quadro clínico a seguir:
Vinicius é um paciente jovem de 28 anos, universitário, que procura o seu estabelecimento para um atendimento podológico. A princípio ele relata a recepcionista da clínica que precisa realizar somente uma limpeza nos pés, a podoprofilaxia, e uma hidratação, pois, tem percebido que seus pés coçam e ele acredita ser por ressecamento.
Ao atender o paciente e iniciar a anamnese, você constata que ele apresenta uma onicocriptose unilateral no Hálux sem processo inflamatório e um calo com núcleo na região da cabeça do quinto metatarso.
Em seguida, você realiza a antissepsia de todo o pé do paciente, faz a espiculectomia, em seguida a onicotomia e limpeza das demais unhas.
Com relação ao tratamento do calo com núcleo, após a antissepsia você deverá desbridar a região, e em seguida realizar uma avaliação através do plantígrafo para analisar a pisada do paciente, recomendando a seu paciente ir até um profissional que confeccione órtese plantar, a fim de diminuir a pressão excessiva na região e proporcionar um reajuste postural.

Embasado nos protocolos que foram disponibilizados no livro com relação as patologias citadas no quadro clínico acima, responda as perguntas:
1) Cite os instrumentais e descreva os procedimentos indicados para o tratamento do paciente.

Soluções para a tarefa

Respondido por luizinhadenatal
1

Resposta:

Biossegurança em Odontologia é o conjunto de procedimentos adaptados no consultório com o objetivo de dar proteção e segurança ao paciente, ao profissional e sua equipe (Lima, Minholo & Ito).

O único meio de prevenir a transmissão de doenças é o emprego de medidas de controle de infecção como equipamento de proteção individual (EPI), esterilização do instrumental, desinfecção do equipamento e ambiente, anti-sepsia da boca do paciente.

São essenciais a padronização e manutenção das medidas de biossegurança como forma eficaz de redução de risco ocupacional, de infecção cruzada e transmissão de doenças infecciosas.

Perguntas interessantes