De acordo com nossos estudos, foi revelada uma alternativa que vem ganhando forças entre educadores no que tange ao planejamento, é a perspectiva Histórico-crítica do autor João Luiz Gasparin, que propõe uma ação docente-discente na qual o professor trabalha com o aluno e não pelo aluno. Essa proposta de trabalho pedagógico consiste no uso do método dialético prática-teoria-prática. Em sua obra “Uma didática para a pedagogia histórico-crítica”, Gasparin (2007), divide a nova didática em cinco passos: prática social inicial; problematização; instrumentalização; catarse e prática social final com o intuito de alcançar a aprendizagem significativa dos conteúdos.
GASPARIN, J. L. G. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP; Autores Associados, 2007.
Considerando o exposto acima sobre a didática na perspectiva do autor, associe as duas colunas, relacionando os conceitos e suas respectivas definições.
( 1 ) Prática social inicial ( ) Primeiro contato com o conteúdo cabe ao professor despertar interesse, por meio de uma aproximação entre o conteúdo e a vida cotidiana.
( 2 ) Problematização ( ) Atua como ponte entre o conhecimento prévio do aluno e o conteúdo científico.
( 3 ) Instrumentalização ( ) O professor apresenta o conteúdo, ou seja, ensina o aluno que por sua vez aprende, realiza conexões e ligações com os conhecimentos já adquiridos.
( 4 ) Catarse ( ) Representa a transposição do teórico para o prático dos objetivos dados ao conteúdo e aos conceitos adquiridos, refletindo em uma mudança de conduta.
( 5 ) Prática social final ( ) Fase da síntese de todas as etapas do processo de aprendizagem pelo qual ele passou até apropriar-se do novo conhecimento.
A sequência correta desta classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
1, 2, 3, 4 e 5.
Alternativa 2:
1, 5, 2, 3 e 4.
Alternativa 3:
2, 3, 5, 4 e 1.
Alternativa 4:
3, 2, 4, 1 e 5.
Alternativa 5:
1, 2, 3, 5 e 4.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra E
Explicação: pg 143 a 145
A prática social parte do pressuposto que nós enquanto indivíduos possuímos direitos e deveres, logo, a sequência que melhor apresenta o proposto desenvolvido por Gasparin é a número 5.
A prática social se baseia no despertar da consciência crítica, fortalecendo a ligação com o ambiente externo ao indivíduo. a problematização nada mais é do que o questionamento entre as partes do conteúdo científico.
Já a instrumentalização tem os conteúdos apresentados a partir das ligações que o educador faz entre os pontos apresentados. Existe uma diferença entre as alternativas 4 e 5 pelo fato da Catarse se dar na síntese de todas as etapas do processo enquanto a prática social final representar a transformação do conteúdo apresentado teoricamente em sua prática.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/16432508