Pedagogia, perguntado por magdamara50, 7 meses atrás

De acordo com nossos estudos, as literaturas de Monteiro Lobato, reúne ao leitor​

Soluções para a tarefa

Respondido por nataliasb002
0

Resposta:

literatura infantil em geral tem suma importância na alfabetização do indivíduo, ela estimula o imaginário da criança e desenvolve o prazer pela leitura já que geralmente as crianças fantasiam sobre as histórias lidas.

Ler quando jovens constrói conhecimento em uma fase primordial da aprendizagem, isso reflete positivamente na leitura e na grafia. A criança passa a pensar, ouvir e reflete com coesão, sem quebrar o vínculo com a ótica da imaginação.

A literatura infantil no Brasil ganha forças com José Bento Monteiro Lobato no século XX, é introduzido uma nova concepção, a era Lobatiana, onde destacam-se personagens tipicamente interioranos, alinhados com a cultura brasileira, nosso folclore e nossa realidade.

Monteiro Lobato foi o idealizador e inovou a literatura infantil no Brasil, visto que anteriormente as crianças tinham contato apenas com a literatura européia, a qual trazia costumes e valores morais desconexos com a realidade brasileira.

Dessa forma, as crianças não fogem às características da sua nacionalidade quando permitem o imaginário fluir.

O autor foi capaz de introduzir a criança ao mundo da fantasia misturado a realidade em que vivem, diferente da realidade apresentada pela literatura europeia.

Uma de suas obras mais marcantes é o clássico Sítio do Pica – Pau Amarelo, muito apreciada por crianças e adultos de hoje em dia, porém, além desta, existem outras obras como "O Saci", a qual retrata a cultura local e "Urupês", coletânea de contos e crônicas do escritor que nasceu da sua revolta contra os sertanejos brasileiros, muitas vezes responsáveis por incêndio nos campos, a obra retrata a vida e infortúnios dos sertanejos no Brasil.

Perguntas interessantes