De acordo com Michel Foucault, filósofo do século XX, somos disciplinados pelas diversas instituições sociais de forma que através do controle da nossa subjetividade e domesticação dos nossos corpos, mantêm-se as estruturas de poder. Quais são as formas de controle existentes em nossa sociedade e como essas formas de controle atuam no indivíduo?
Soluções para a tarefa
Resposta: Vou citar alguns exemplos
Alienação midiática:
A alienação através da mídia ocorre quando uma pessoa esta no poder, e assim passa a não se importar com os fatos reais, os quais precisam de extrema atenção. Tais fatos acabam sendo encobertos por outros que não precisam de tanta importância; como os assuntos do Congresso Nacional (polêmicos) que se tornaram indiscutíveis frente os assuntos da Copa do Brasil. Isso ocorre quando a pessoa que comanda, no caso, a televisão, não está preocupada em passar para os telespectadores os fatos reais, então as pessoas acreditam naquilo que a televisão mostra, sem saber se é ou não verdade. Desse modo, a sociedade que necessariamente precisaria estar informada dos acontecimentos atuais, se torna alienada.
Fake News/ redes sociais: Como o alcance das redes sociais e a velocidade de informações está cada dia maior, a divulgação de notícias falsas, a formação de opinião baseada em fatos não verídicos e o discurso de ódio leva à um mundo digital corrompido e influenciável. Isso pode atingir diretamente o convívio social e as decisões das sociedades, sejam elas sociais, religiosas, políticas, entre outros.
Publicidade/consumismo: Sem a preocupação do ser, o homem se torna ‘vazio’ por dentro. Perde sua consciência crítica, sua capacidade de reflexão e se torna uma presa fácil no tripé formado pelo consumo, publicidade e televisão A cultura é pautada pela oferta, vive-se de sedução, da criação de novas necessidades, desejos e não de responsabilidades A sociedade de consumo é, portanto, o capitalismo elevado a sua enésima potência. Vista por outro ângulo, a sociedade de consumo pode ser chamada de sociedade de venda. Para alguém consumir alguém tem que vender A propaganda e o marketing ditam regra na vida dos indivíduos, os quais só se sentem valorizados quando estão usando uma marca. Afinal, essa é a ideologia capitalista. O consumo de massa esboçado vale -se da mídia, em crescimento, vertical para impor gostos e preços. A mídia exerce uma espécie de fascínio sobre as pessoas. Além disso, por outro viés, o capitalismo individualiza as pessoas, torna as mesmas mais competitivas e menos humanizadas. A sociedade de consumo sacramentou definitivamente a ideia de que TER é mais importante do que SER.