Ed. Técnica, perguntado por manoelborracha, 9 meses atrás

De acordo com Mesquita e Mesquita (2018), agente químico é a substância química, produto químico ou misturas que estão presentes no ambiente e que podem causar algum dano ou prejudicar a saúde quando entram em contato com um indivíduo, de forma que este agente pode entrar em contato com o trabalhador por meio do ar ambiente, da água, pelo contato com equipamentos, dentre outros. Logo, os agentes químicos podem estar misturados em suspensão ou dispersão no ar atmosférico, formando contaminantes atmosféricos. MESQUITA, H. M.; MESQUITA, C. S. S. Toxicologia Ambiental e Ocupacional. Maringá: UniCesumar, 2018. Neste contexto, sobre os contaminantes atmosféricos que apresentam risco químico aos trabalhadores como gases, vapores e aerodispersóides, avalie as afirmações abaixo. I. Os aerodispersóides podem ser líquidos ou sólidos, nos quais apresentam características similares aos gases e vapores. II. Os gases e vapores são classificados pela sua ação no organismo, sendo divididos em irritantes, anestésicos e asfixiantes. III. Aerodispersóides sólidos são divididos em poeiras, fumos e fibras, e aerodispersóides líquidos são divididos em névoas e neblinas. IV. São exemplos de poeiras: poeira de sílica, carvão mineral, algodão e talco. É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por raphaelrv
0

Resposta:

Alternativa 4: II, III e IV, apenas.

Explicação:

I. Os aerodispersóides podem ser líquidos ou sólidos, nos quais apresentam características similares aos gases e vapores.

FALSO, vide p. 44 do livro.

“Aluno(a), você percebeu que os aerodispersóides podem ser sólidos ou líquidos e que são bem diferentes dos gases e vapores devido as suas características.”

II. Os gases e vapores são classificados pela sua ação no organismo, sendo divididos em irritantes, anestésicos e asfixiantes.

VERDADEIRO, vide p. 44 do livro.

“Os gases e vapores são classificados pela sua ação no organismo, e podem ser divididos em irritantes, anestésicos e asfixiantes.”

III. Aerodispersóides sólidos são divididos em poeiras, fumos e fibras, e aerodispersóides líquidos são divididos em névoas e neblinas.

VERDADEIRO, vide ilustração do início da página 45 do livro

IV. São exemplos de poeiras: poeira de sílica, carvão mineral, algodão e talco.

VERDADEIRO, vide página 43, Quadro 1: Tipos de aerodispersóides, Poeiras => São partículas sólidas geradas mecanicamente por ruptura de partículas maiores, ou por dispersão secundária de partículas sedimentadas. => Poeira de sílica, carvão mineral, algodão, talco.

Perguntas interessantes