De acordo com Luckesi (1998), a avaliação tende a acolher e integrar o aluno ao seu meio e o julgamento tende a excluí-lo. Poderá a liberdade de um corpo ser quantificada ou classificada? Como avaliar domínio afetivo, domínio cognitivo, sociabilidade, destreza.
BRATIFISCHE, Sandra Aparecida. Avaliação em educação física: um desafio. Journal of Physical Education, v. 14, n. 2, p. 21-31, 2003.
Considerando o ser humano integral que deve ser avaliado nas aulas de Educação Física, discorra acerca da importância de avaliar os alunos na dimensão atitudinal, a se ponderar principalmente, os valores humanos e o combate aos preconceitos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A avaliação nas aulas de educação física, abrange três dimenssões: conceitual, procedimental e atitudinal. Cada uma tem sua relevância, todavia, a importância de avaliar os alunos na dimensão atitudinal, visa conhecer as características e personalidades dos mesmos, intervindo sempre que necessário, para que mudanças comportamentais sejam alcançadas e/ou ampliadas, onde prevaleça o respeito, a empatia, principios e valores humanos, havendo assim, um melhor desenvolvimento das capacidades afetivas, sociais e comportamentais de cada educando.
Na dimensão atitudinal pode ser trabalhado com os alunos a valorização do repertório cultural de jogos e brincadeiras, enfatizando o respeito às regras; valorização do diálogo; respeito as diferenças culturais, religiosas e habilidades motoras; cooperação e participação nas aulas; autocuidado e cuidado com o material da aula e responsabilidade.
Explicação:
A avaliação atitudinal deve ser entendida como uma série de conteúdos que são agrupados em valores, atitudes e normas. No ambiente educacional consideram-se as normas sociais e escolares, além disso o professor pode definir normas da sua aula, relacionadas a sua disciplina, porém para isso é necessário discutir o sentido de cada norma estabelecida em conjunto com os alunos e conhecer melhor as características de suas turmas