De acordo com Jean Paul Sartre, as nossas escolhas constroem a nossa essência "Escolher ser isto ou aquilo é afirmar ao mesmo tempo o valor do que escolhemos", podemos escolher porque somos livres. Sabemos que a faculdade de escolher é um atributo da razão e, portanto, um atributo humano. A liberdade de escolher é um dos elementos que constitui a prática da ética, essa liberdade para Sartre acarreta:
Soluções para a tarefa
Resposta: Ética
Explicação:
As alternativas são:
a. Angústia
b. Tranquilidade
c. Eudaimonia
d. Ética
e. Alegria
De acordo com minhas pesquisas, parece que o gabarito "oficial" da questão é a alternativa D, Ética, embora esta resposta não faça muito sentido.
O que seria correto (mas que, aparentemente, não é o gabarito da questão) é a alternativa A, Angústia. Para Sartre o homem é, por sua própria natureza, livre para escolher uma dentre muitas alternativas, e não tem (e nem pode ter) como saber qual delas é certa (pois a objetividade moral ou não existiria ou estaria fora das possibilidades humanas de acordo com o existencialismo), de modo que o que decorre disto é a angústia, que é parte fundamental da condição humana para a filosofia existencialista, e que acompanha os seres humanos em todas as suas decisões morais, em especial nas mais difíceis.