De acordo com esse texto, a Lei do Ventre Livre representou
Soluções para a tarefa
A Lei do Ventre Livre era considerada um grande avanço frente às lutas contra o escravismo no território brasileiro, uma vez que os filhos das escravas eram finalmente livres, pelo menos durante parte da sua infância, quando teriam seu futuro decidido pelos donos de suas mães, que poderiam ser seus donos, ou os deixariam ser tutelados pelo estado que, por sua vez, indenizaria os fazendeiros.
Os benefícios propiciados pela Lei do Ventre Livre
Essa lei é datada de 1871 e estruturada conforme a realidade das escravas que, muitas vezes, tinham filhos dos seus próprios senhores, crianças que já nasciam escravizadas, permitindo a essas mulheres que cuidassem dignamente dos seus filhos e que pudessem permanecer com eles até uma certa idade, conforme a decisão dos fazendeiros.
Abaixo, o trecho do texto em estudo:
Neste mês, a Lei do Ventre Livre completa 150 anos. Uma das precursoras da Lei Áurea, a norma determinou que, de 28 de setembro de 1871 em diante, as mulheres escravizadas dariam à luz apenas bebês livres. De acordo com a lei, não nasceria mais nenhum escravizado em solo brasileiro.
Aprenda mais sobre a Lei do Ventre Livre: brainly.com.br/tarefa/27114522
#SPJ1