Ed. Moral, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças tem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os autistas encontram dificuldades nas atividades diárias e na participação em sociedade, por isso seus direitos estão se consolidando.

CONSTANTINO, Cristina Herold, MALENTACHI, Débora Azevedo. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética, Sociedade e Observatório Social do Brasil. Maringá – Pr, 2018, p. 26.

Com base no texto "O autista como sujeito de direitos", da coletânea Ética e Sociedade e Observatório Social do Brasil, analise as assertivas que seguem:

I.No âmbito da saúde, a criança com TEA tem direito ao diagnóstico precoce e ao atendimento multiprofissional. E se for contratado um plano de saúde, os pais não precisam avisar o diagnóstico do filho, caso a doença seja preexistente.
II.No campo da educação, é dever da escola adequar-se e efetivar a inclusão do aluno, no entanto, em qualquer situação, caso haja a necessidade de um acompanhante especializado, o custo financeiro é responsabilidade dos pais.
III.A aplicação da Lei do Passe Livre foi incluída como direito da pessoa com TEA, porém é preciso comprovar renda de até dois salários mínimos. Em caso de passagens aéreas, o acompanhante maior de 18 anos tem desconto médio de 80%.

É correto o que se afirma em:


Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
III, apenas.

Alternativa 4:
I e II, apenas.

Alternativa 5:
II e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
4

Olá!

I. Incorreto. A avaliação e análise deve ser  feita com o desenvolvimento da criança, cabendo aos pais informarem aos órgãos de saúde responsáveis, e, observar como a criança se desenvolve na escola, sendo os educadores um pilar importante para o cuidado da criança com autismo.

II. Incorreto. A instituição escolar quando de acesso gratuito, deve fornecer base para esse aluno como a constituição prevê no que tange a educação especial.  

III. Correto.


Até mais!

Perguntas interessantes