De acordo com Chiavenato (2009) a dinâmica de grupo foi criada por Kurt Lewin, nos anos 1940 e preconizada no Brasil nos anos 1960 pelo professor Pierre Weil, com o agrupamento de pessoas com objetivos em comum e que faz parte do processo seletivo de forma estratégica e ao mesmo tempo lúdica, estimulando expressividade e espontaneidade de atitudes. Do ponto de vista estratégico, as dinâmicas são criadas pensando em objetivos bem específicos como traços de liderança, decisão, comunicação etc.; mas, do ponto de vista da ludicidade, que recursos o recrutador pode utilizar?
Soluções para a tarefa
A ludicidade se refere a ações e estratégias que são definidas com o intuito de se trabalhar tanto a imaginação como a fantasia, e para isso são realizados jogos e brincadeiras.
Para que a ludicidade seja trabalhada, o recrutador pode utilizar recursos como brincadeiras que utilizem o próprio ambiente, como caça ao tesouro, que são divididos em equipes e estão espalhados no local diversas dicas, o que permite exploração do local e uso da imaginação.
Atividades grupais com mímicas, brincadeiras com utilização de desenho, como a brincadeira de desenho cego e entre outros.
Resposta:
Explicação:
O lúdico é trabalhado por meio da imaginação e brincadeiras, pode ser utilizado objetos como: chapéu, óculos, roupas... Ou apenas "fazer de conta". Despertando a criatividade, relembrando momentos vividos no cotidiano que podem ser levados para essa dinâmica.