Pedagogia, perguntado por pliciakatiana, 7 meses atrás

De acordo com Call e Featherstone (2013) e Relvas (2010), se uma memória de curta duração receber atenção e intensidade suficiente, ela, possivelmente, será convertida em memória de longa duração, e o mais incrível é que esta nova informação será agrupada a aprendizagens semelhantes, formando mapas mentais com informações guardadas por áreas temáticas em nossa cabeça.



CALL, N.; FEATHERSTONE, S. Cérebro e Educação Infantil: como aplicar os conhecimentos da ciência cognitiva no ensino de crianças de até 5 anos de idade. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. (Adaptado). RELVAS, M. P. Neurociência e Educação: potencialidades dos gêneros humanos na sala de aula. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2010. (Adaptado)



Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:



I. Existem vários apontamentos sobre os cochilos, em especial, no meio da tarde, que podem revigorar a mente.

II. O bom sono é o noturno, quando conseguimos consolidar as memórias, é nesse momento que o cérebro escolhe o que ficará guardado e aquilo que será jogado fora.

III. A formação de memórias é bem complexa. O processo de formação de memórias depende, inicialmente, de uma memória de trabalho ou operacional que mantém a informação disponível, enquanto as informações são processadas em nosso cérebro.

IV. Para que as memórias sejam construídas, necessitamos de uma estrutura denominada hipocampo, estrutura formadora de memórias ligada as regiões do neocórtex (pense nele como parte cerebral superior, estrutura racional dos seres humanos) que devem ser associadas àquela memória. Isso significa que essa ligação direta permite conectarmos informações recém aprendidas a outras anteriores, relacionadas a mesma temática.



É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II e IV, apenas.

Alternativa 3:
III e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por casteloeliane
7

Resposta:

alternativa 5: I, II, III, IV e V.

Explicação:

páginas 66 e 67 do livro

Perguntas interessantes