História, perguntado por pedrobesen2, 7 meses atrás

Leia o texto e responda ao que se pede.No Antigo Egito, os escribas representavam um grupo social privilegiado que, graças ao conhecimento da escrita, permitia o funcionamento da complexa burocracia do Estado. É compreensível, portanto, que o título “escriba”, frequentemente associado a outros cargos administrativos, militares ou religiosos, fosse exibido com orgulho pelos membros dessa elite, os quais muitas vezes optaram por deixar-se retratar exatamente no ato de escrever. [...]Os escribas contavam com inúmeros privilégios no Egito Antigo, entre outras razões, porque *
a) aprendiam o complexo conjunto de hieróglifos ensinados pelo faraó, o qual aplicava rígidas avaliações para testar o conhecimento dos seus alunos.
b) estudavam os saberes ocultos da religião egípcia, fato que os transformava em disputados sacerdotes responsáveis por realizar várias previsões.
c) dominavam a escrita e a leitura das letras que compunham o alfabeto fenício, o que permitiu aos egípcios realizar um amplo conjunto de registros.
d) eram os únicos indivíduos que dominavam a leitura e a escrita no Egito Antigo, sendo responsáveis, portanto, por todo tipo de registro escrito.

Soluções para a tarefa

Respondido por geovanadomingues280
3

Resposta:

letra D

Explicação:

Os únicos que sabiam ler e escrever eram os escribas, por isso eram privilegiados.

Perguntas interessantes