Pedagogia, perguntado por Lorennaolyzbeh, 4 meses atrás

De acordo com Burgo e Campos (2021): "Os números naturais foram os primeiros a serem criados pelo homem, para resolver suas necessidades de contagem. Contudo, quando o homem precisou resolver questões do seu cotidiano relativas às medidas, foi necessário criar outro tipo de número."

Elaborado por BURGO, Ozilia Geraldini; CAMPOS, Sonia Maria de. Metodologia da Matemática. Maringá-PR: UniCesumar, 2021.

Nesse sentido, a matemática evoluiu de acordo com a necessidade humana. Com relação a necessidade da humanidade, analise as afirmativas:

I. O Homo Sapiens dividia a presa em partes iguais, assim criou as frações; cortava com a sua clava ou media um pedaço de pele - comparando comprimentos, admitindo assim as ideias contrárias de "maior" e "menor".

II. Para encurtar o caminho na curva de um rio, o homem abria um atalho retilíneo através do capim da estepe.

III. Os antigos egípcios usavam uma corda para medir o comprimento, mas, em suas medições e usavam nós nas cordas para simbolizar os números fracionários ou decimais.

IV. Os números frácionários surgiram da necessidade de fazer troca de mercadorias, assim, no inicio da humanidade, o homem já apresentava noção comercial e dos valores das mercadorias.

É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
I e III, apenas.

Alternativa 3:
I, II e III, apenas.

Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por izabeladasilvaf
6

Resposta:

MARQUEI I E III

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Explicação:

A remarcação de terras era feita com o auxílio de medidas e plantas baixas pelos geômetras egípcios, chamados de “esticadores de cordas”. “As cordas eram usadas tanto para traçar as bases de templos como para realinhar demarcações apagadas de terras” (TOLEDO; TOLEDO, 1997, p. 222). Em consequência disso, houve o desenvolvimento dos números fracionários. É a Matemática se desenvolvendo no Egito e na Babilônia do mesmo modo que, posteriormente, aconteceu com os maias e os astecas na América.

Perguntas interessantes